Política
Lei institui o 21 de setembro como Dia Municipal da Cultura e da Paz em Corumbá
O dia com adoção da Bandeira da Paz, visando principalmente a construção de ações práticas e concretas para a implantação da Paz.
Seg, 30 Outubro de 2023 | Fonte: Da Assessoria Câmara
Sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, a Lei nº 2.905, de 23 de outubro de 2023, que institui em Corumbá, o Dia Municipal da Cultura e da Paz, com adoção da Bandeira da Paz, visando principalmente a construção de ações práticas e concretas para a implantação da Paz.
De autoria do vereador Manoel Rodrigues, a data será celebrada sempre em 21 de setembro, junto com o aniversário de fundação de Corumbá. Segundo o vereador, a Lei será importante para disseminar a prática de realização de Caminhadas Pela Paz em Corumbá, expandir, de forma organizada, o Movimento Pela Paz e Não Violência em todo a cidade, institucionalizar o ensino da Paz nas escolas e promover a instituição do Dia Municipal da Cultura da Paz.
Pela Lei, no dia 21 de setembro deverão ser realizadas atividades artísticas, científicas, culturais, esportistas e religiosas, apresentações e eventos com foco nas consequências positivas que a Paz e a conciliação trazem para a sociedade sul-mato-grossense, e sua importância social, econômica, educativa e espiritual.
Prevê ainda a criação do Prêmio Paz e Cultura, como forma de homenagear um cidadão ou uma entidade do Município, que tenha realizado um trabalho expressivo em favor da promoção da Paz e da Cultura.
Prevê que uma Bandeira da Paz, medindo 0,85m de altura por 1,40m de largura, deverá ser confeccionada em pano branco, com um círculo vermelho-púrpura no centro, cujo aro medirá 0,10m a partir da borda externa do círculo, com um diâmetro total de 0,60m, tendo dentro dele, no centro, sobre o fundo branco, três esferas vermelho-púrpura com 0,10m de diâmetro cada uma, dispostas em forma de triângulo ascendente.
A Bandeira da Paz poderá ser hasteada no dia 21 de Setembro de cada ano nas escolas, nos museus, nas bibliotecas, nos prédios, nas repartições, nas instituições educacionais, científicas, culturais ou artísticas municipais e estaduais.
Veja Também
Os vereadores Nelsinho Dib e Allex Dellas estão solicitando à Prefeitura, o envio de todos os procedimentos administrativos e legais, que possibilitem instit...
Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população