18 ℃

Política

Lula denuncia “bandidagem” que impede governo de retomar controle da Eletrobrás

Presidente afirmou que o governo, através da Advocacia-Geral da União (AGU), irá acionar a Justiça para rever o contrato.

Ter, 07 Fevereiro de 2023 | Fonte: Caroline Stefani/DCM


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (7) a privatização da Eletrobras e afirmou que o governo, através da Advocacia-Geral da União (AGU), irá acionar a Justiça para rever o contrato.

A declaração foi feita pelo petista durante café da manhã com representantes de veículos da mídia independente no Palácio do Planalto.

“Na Eletrobras, o governo tem 40% das ações, e o governo só pode participar na direção como se tivesse 10%. Se amanhã o governo tiver interesse de comprar as ações, as ações para o governo valem três vezes mais do que o valor normal para outro candidato. Ou seja, foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras”, disse o presidente.

A privatização da Eletrobras foi aprovada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) via medida provisória, que foi aprovada com alterações pelo Congresso em junho de 2021. O texto foi convertido em lei em julho do mesmo ano com a sanção presidencial.

“Inclusive, possivelmente o advogado-geral da União vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo”, afirmou Lula.

“Porque é contra o governo. Tanto na participação acionária nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho, quanto esse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro. Isso é uma coisa irracional, maquiavélica, que não podemos aceitar”, criticou.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

LULA E OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO EM 2023

Com pouco menos de um mês de empossados, é impossível cobrar e analisar com profundidade a gestão dos 27 governadores e do presidente Luiz Inácio Lula da Sil...

Com apoio de Lula, Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) venceu nesta quarta-feira (1º) a eleição para presidente do Senado, derrotando o candidato bolsonarista, senador Rogério M...

Presidente Lula indica Rubens Jr para a vice-liderança do governo na Câmara

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou o deputado federal Rubens Pereira Jr (PT/MA) para a vice-liderança do governo na Câmara. O deputad...

Governo Federal lança programa para reduzir filas no sistema de saúde

O governo federal lançará, nesta segunda-feira (6), um programa elaborado para diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias eletivas, exa...