Política
“Quem fizer algo errado, será convidado a deixar o governo”, diz Lula em reunião ministerial
Presidente afirmou aos ministros que é preciso manter uma "boa relação com o Congresso Nacional"
Sex, 06 Janeiro de 2023 | Fonte: Kaique Moraes/DCM
Na manhã desta sexta-feira (6), na primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os ministros que tiverem alguma ação ilícita serão expulsos do governo.
"Quem fizer errado sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça", declarou o presidente, no Palácio do Planalto. "Nossa tarefa é uma tarefa árdua, mas é uma tarefa nobre. A gente vai ter que entregar esse país melhor".
Durante a reunião, o presidente também afirmou aos seus ministros que é preciso manter uma "boa relação com o Congresso Nacional" e que eles "têm a obrigação de manter a mais harmônica relação com o Congresso".
"Não tem importância que você divirja de um deputado ou senador. Quando a gente vai conversar, a gente não está propondo um casamento, estamos propondo aprovar uma tese ou fazer uma aliança momentânea em torno de algum assunto que interessa ao povo brasileiro", disse.
"É preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso, nós dependemos do Congresso e, por isso cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado, cada deputada, cada senador, cada senadora que o buscar".
O presidente também disse que iniciará quantos diálogos forem necessários com lideranças, partidos políticos e os presidentes do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), e da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP). "Não tem veto ideológico para conversar e não tem assunto proibido em se tratando de coisas boas para o povo brasileiro", afirmou o presidente.
"Então, eu quero que vocês saibam que vocês contem comigo porque eu tenho consciência que não é o Lira que precisa de mim, é o governo que precisa da boa vontade da presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado. E assim nós vamos governar esses quatro anos".
O petista solicitou aos seus ministros que deem o máximo de atenção possível aos parlamentares e que, do outro lado, todos também devem colaborar para ser bem tratados dentro dos ministérios.
Lula também elogiou a classe política e disse que em seu novo governo pretende estabelecer a sua base com escolhas técnicas, mas que não se pode deixar de observar a questão política, em relação aos últimos anos.
"Muitos de vocês são resultados de acordos políticos, porque não adianta a gente ter o governo tecnicamente mais formado em Harvard possível e não ter um voto na Câmara dos Deputados e não ter um voto no Senado. é preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda, nós não mandamos no Congresso, nós dependemos do Congresso", encerrou.
Assista a reunião:
Tudo Sobre
lulaVeja Também
O novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assume no dia 1º de janeiro, terá 37 ministérios. As informações sobre estrutura fora...
Após tomar posse, presidente exaltou consciência política da sociedade brasileira nas eleições e "atitude corajosa do Judiciário para fazer prevalecer a vont...
Após tomar posse no Congresso Nacional e subir pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto, neste domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva d...
Últimas Notícias
- 12 de Setembro de 2024 Transplantes de rins e córneas aumentam em Mato Grosso do Sul
- 12 de Setembro de 2024 Festival Internacional da Carne movimenta Campo Grande a partir desta sexta
- 12 de Setembro de 2024 Comissão de deputados pede e Alems aprova envio ao STJ de pedido de impeachment contra conselheiros afastados do TCE-MS
- 12 de Setembro de 2024 Correios anuncia banca do concurso público nacional da estatal
- 12 de Setembro de 2024 PRF apreende 49,5 kg de skunk em caminhão de mudanças em Corumbá
- 12 de Setembro de 2024 Bombeiros atuam no controle de incêndios florestais em MS e ribeirinhos serão atendidos em ação humanitária
- 12 de Setembro de 2024 Secom e MinC lançam edital de apoio cultural a rádios comunitárias
- 12 de Setembro de 2024 Oficializada inclusão de rodovias federais da “Rota da Celulose” no programa de concessão de Mato Grosso do Sul
- 11 de Setembro de 2024 Justiça Eleitoral orienta eleitores a baixarem ou atualizarem e-Título
- 11 de Setembro de 2024 Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS
- 11 de Setembro de 2024 Helicóptero da Marinha resgata bebê em fazenda na divisa dos Estados de MT e MS
- 11 de Setembro de 2024 Fiocruz MS abre processo seletivo para contratação de teleconsultores
- 11 de Setembro de 2024 Sindicato Rural de Corumbá e parceiros promovem qualificação no campo e cidade
- 11 de Setembro de 2024 Operação “Ágata”: Marinha intensifica fiscalização na Fronteira Oeste
- 11 de Setembro de 2024 MPMS vai investigar maus-tratos a bovinos em fazenda de Rio Verde de Mato Grosso