23 ℃

Saúde

Assembleia Geral Ordinária aprova contas da Cassems por unanimidade

Assembleia é realizada anualmente e é aberta a todos beneficiários titulares da Caixa dos Servidores.

Sex, 14 Abril de 2023 | Fonte: Da Assessoria


A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou no último dia 13 de abril, no Gran Murano Buffet, a “22ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) de Prestação de Contas”, referente ao exercício de 2022. Na pauta do evento, estava a apresentação do Relatório de Atividades, a prestação de contas do Conselho de Administração e apresentação dos pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal.

O evento é aberto a todos os servidores estaduais que são beneficiários titulares da Caixa dos Servidores e os associados titulares que participaram da AGO aprovaram as contas da Cassems por unanimidade. 

A gerente regional da Cassems em Corumbá e servidora pública do estado, Rosana Lídia da Silva Pereira, destaca que o evento é uma oportunidade para o reencontro e análise dos investimentos realizados pela Caixa dos Servidores ao longo do ano. “É um evento importante para a transparência nas contas da Cassems e também para rever beneficiários porque esse é também um momento de união”, pontua a gerente regional. 

Assembleia Geral Ordinária aprova contas da Cassems por unanimidade

Para a beneficiária e servidora pública na área da educação, Edenilsa Gonçalves, que viajou de Corumbá para Campo Grande para acompanhar presencialmente a Assembleia Geral Ordinária, o evento reforça uma característica essencial da Caixa dos Servidores: a autogestão. “Venho porque esse é o momento para expor aquilo que penso e sinto sobre o plano, também acredito que é um momento para reforçar a participação e é um modo de reivindicar aquilo que acredito que está faltando”, ressalta a beneficiária.

A beneficiária e servidora na área da educação de Nova Alvorada do Sul, Águeda Romero Garcete da Silva, destaca que a AGO é um instrumento para a prestação de contas. “Esse evento é importante para nos deixar a par das contas da Cassems, para saber o que pode ser aprimorado para oferecer a melhor assistência em saúde”, afirma. 

A beneficiária da Cassems, e moradora em Ponta Porã, Antônia de Jesus Coronel, pontua que a Caixa dos Servidores é um bom plano de saúde e que a AGO é importante para que a empresa continue crescendo. “Nós estamos aqui para votar, para ver as contas e no que está sendo aplicado nosso investimento e melhorar cada vez mais a saúde do sul-mato-grossense”, reforça. 

Superávit

Depois de três anos ocorrendo online, em razão da pandemia da covid-19, a AGO voltou a ser realizada presencialmente e esse retorno foi celebrado entre os conselheiros e beneficiários. Entre os tópicos abordados durante a 22ª AGO, está a pandemia da covid-19, uma crise mundial  na saúde, que iniciou em 2020, e teve desdobramentos socioeconômicos. 

Segundo o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, com as dez unidades da rede hospitalar a Caixa dos Servidores ajudou muito o Mato Grosso do Sul a superar essa pandemia. “Entre dezembro de 2020 até agosto de 2021, vivemos um dos momentos mais assustadores no enfrentamento à pandemia da covid-19. Tivemos muitos dias e noites de desespero sem saber o que faríamos para conter essa tragédia. Mas nós, enquanto Cassems, conseguimos aliar vontade trabalhar, profissionalismo na gestão e coragem para fazer as transformações necessárias para poder salvar vidas, nós não medimos esforços para salvar vidas”, pontuou Ayache.

Ao longo desses 22 anos de história da Cassems, a gestão coordena com eficiência os recursos e após adotar uma série de medidas administrativas,  de acordo com balanço patrimonial, divulgado pela Caixa dos Servidores em março deste ano, a empresa apresentou um superávit líquido no valor de R$ 18.322 milhões.

Segundo a contadora responsável pelo balanço contábil da prestação de contas, Vanda Lúcia Weiller de Vasconcelos,  é uma das prestações de contas mais importantes da Cassems porque vem pós-pandemia. “A gente verifica que a Cassems mesmo com todos os tipos de dificuldades que foram passadas vem crescendo, investindo, mantendo a infraestrutura dela sempre com a mesma qualidade e principalmente, fazendo com que Mato Grosso do Sul se destaque na prestação de saúde de qualidade”, ressalta Vanda Lúcia.

Para o presidente do Conselho Fiscal da Cassems, Lucílio Souza Nobre, o retorno do evento presencial e a participação dos beneficiários fortalece a Caixa dos Servidores. “O fundamento da Cassems é a gestão democrática e compartilhada, por isso, a participação dos beneficiários de diversos segmentos que compõem a Caixa dos Servidores tornam mais seguras e concretas as nossas decisões. Essa presença e aprovação com unanimidade demonstra que mesmo com o afastamento no período da pandemia, não pairou dúvidas e as contas foram aprovadas. Isso demonstra o respeito e a responsabilidade em gerir a nossa Cassems”, pontua o conselheiro fiscal. 

O levantamento traz ainda uma grande retrospectiva do ano passado e os números traduzem a importância da Caixa dos Servidores para o Estado. A Cassems concluiu o ano de 2022 com aproximadamente 218 mil vidas atendidas.

Outra conquista ressaltada pelo presidente da Cassems durante o evento é a maior nota do IDSS na história da Cassems, com a nota 9,00 a Caixa dos Servidores se mantém na faixa verde da avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, e se aproxima da nota máxima 1,0. “Nós hoje atingimos a maior nota da nossa história e  isso para nós é no mínimo uma garantia que estamos trilhando o caminho correto”, finaliza Ayache.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias