24 ℃

Saúde

Educação Permanente em Saúde fortalece as estratégias de enfrentamento a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá intensifica a educação permanente com objetivo de fortalecer as estratégias de enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya.

Sáb, 18 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC


Educação Permanente em Saúde fortalece as estratégias de enfrentamento a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá MS, intensificou a Educação Permanente em Saúde durante esta semana com objetivo de fortalecer as estratégias de enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya no Município, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) a Secretaria realizou de 13 a 16 de fevereiro de 2023 diversas atualizações para os profissionais de Saúde.

Conforme a Secretária Adjunta de Saúde Mariluce Leão, o objetivo do treinamento é garantir o acolhimento do paciente em casos de suspeita ou confirmação de dengue em todas as Unidades de Saúde do Município, compreendendo que Enfermeiros e Médicos das Estratégia da Saúde da Família, devem acolher e classificar o risco e a gravidade do paciente, bem como serem os responsáveis pelo percurso que esse paciente terá caso seja necessário, desde a unidade, ao pronto socorro e até mesmo nos casos de internação, pois sabemos que a atenção primária em saúde é a ordenadora do cuidado e estamos nos empenhando para que nossa população seja acolhida e acompanhada, para evitar o agravamento do quadro clínico da doença pois, a dengue se não for tratada de forma adequada, pode levar ao óbito.”

Todos os profissionais de Saúde foram atualizados sobre a situação epidemiológica do Município, em uma articulação estratégica entre planejamento, assistência e vigilância em saúde, as capacitações iniciaram com os Agentes Comunitários de Saúde em que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e Vigilância Epidemiológica (Vigep) conduziram as palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, sobre transmissão, e ainda sobre a importância da identificação precoce dos casos de Dengue, e a orientação nas casas para que em caso de sinais e sintomas procurem a equipe de Estratégia da Saúde da Família para o acolhimento e classificação de risco deste paciente.

Com os Enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde, a Gerente de Atenção à Saúde Enfª Helen Andressa, solicitou um treinamento específico para o Protocolo de Dengue na Enfermagem, enfatizando a importância do exercício profissional, e que os mesmos podem ser reolutivos e conduzirem o paciente pela Rede de Cuidado. Convidamos a Enfª Thais Luzio que conduziu o treinamento e esclareceu dúvidas a respeito das prescrições de medicamentos e cuidados que o enfermeiro tem autonomia e deve aplicar após ter sido capacitado.

Para a condução dos profissionais de Medicina, Dr Anderson de Oliveira (SAMU), repassou o protocolo de Diagnóstico e Manejo Clínico de Dengue, abordando sinais, sintomas e tratamento do paciente com Dengue, a classificação de acordo com avaliação de quadro clínico para o manejo adequado.

Segundo Enfª. Luciana Ambrósio, Gerente de Vigilância em Saúde, várias frentes estão organizadas seguindo o Plano Municipal de Contingência das arboviroses, para garantir a retaguarda dos atendimentos como ampliação das escalas de serviços de exames laboratoriais e de urgência e emergência. Já com relação ao território intensificamos as fiscalizações e ações de bloqueio mecânico e químico com dados epidemiológicos levantados diariamente. Lembrando que as ações têm acontecido intra e intersetorialmente, e ainda com o apoio da sociedade, pois a população é nossa aliada tanto para diminuir a proliferação do mosquito, quanto para encaminhar os casos suspeitos para as Unidades de Saúde em tempo oportuno.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias