18 ℃

Saúde

Vai cair no bloquinho? Não se esqueça, faça sexo seguro e use camisinha

SES/MS realiza a campanha para conscientizar a população sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

Dom, 19 Fevereiro de 2023 | Fonte: Rodson Lima/Comunicação SES


O Carnaval chegou e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) está com a Campanha ‘Desenrola, Veste e se joga no Bloquinho’ de prevenção às ISTs. Objetivo é alertar a população quanto ao risco de fazer sexo sem proteção. O Carnaval é evento que reúne grande concentração de pessoas e o foco principal são os jovens.   

Por isso, a SES/MS realiza a campanha para conscientizar a população sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

Então, pintou aquele clima, ‘rolou’ e foi sem camisinha. Saiba que você pode buscar atendimento médico e solicitar o uso do PEP (Profilaxia Pós-Exposição) – até 72h após o ocorrido, o que diminui as chances de infecção pelo HIV.

Há outras estratégias de prevenção que são associas a diferentes métodos de prevenção ao HIV, às ISTs e às hepatites virais (ao mesmo tempo ou em sequência) ocorre de acordo com as características e o momento de vida de cada pessoa.

Neste caso a Prevenção Combinada ocorre da seguinte forma:

  • ·         Testagem regular para o HIV – que pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • ·         Prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez);
  • ·         Tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais;
  • ·         Imunização para as hepatites A e B;
  • ·         Programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias;
  • ·         Profilaxia pré-exposição (PrEP);
  • ·         Profilaxia pós-exposição (PEP);
  • ·         Tratamento de pessoas que já vivem com HIV

*Fique ligado em mais dicas*:

Use preservativo durante as relações sexuais, orais, para prevenir o contágio por ISTs e gravidez indesejada.

Não compartilhar objetos pessoais como alicates de manicure, pinças, aparelhos de depilação entre outros.

Evite ficar com trajes de banho úmidos por longos períodos. Ao voltar da praia e da piscina, tome banho. A ação evita o aparecimento de doenlas causadas por fungos, como a candidíase;

Doenças como a sífilis e outras IST’s tem cura se descobertas no início.

Com objetivo de alertar quanto a prevenção das às ISTs.

Sobre a Campanha

A Campanha ‘Desenrola, Veste e se joga no Bloquinho’ de prevenção às ISTs da SES/MS ocorre em parceria com as equipes municipais de Saúde que desenvolvem ações nas principais cidades onde há grande concentração de foliões como Campo Grande, Corumbá e Bonito, instaladas em pontos tradicionais como nos locais onde acontecem os desfiles de blocos de rua e Escolas de Samba.

Para atender as demandas e reforçar a prevenção dos foliões no período de prévias carnavalescas e durante a festividade de Carnaval foram enviados pela SES/MS aos 79 municípios, no período de janeiro até o dia 13 de fevereiro de 2023, 424.800 preservativos externos de 52mm e 38.880 de 49mm. Em relação aos preservativos internos foram enviados 10.000 unidades e fornecidos 200 kits de Auto testes aos municípios do interior do Estado. E mais 26 mil unidades de Gel Lubrificante.

Somente no ano de 2022, foram encaminhados 3.301.133 preservativos externos de 52mm e 620.628 de 49mm, 86.850 preservativos internos, 1.304 Auto testes e 117.300 unidades de Gel Lubrificante a todo Mato Grosso do Sul.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias