34 ℃

Agronegócio

Na abertura da FEAPAN, prefeito destaca importância da pecuária para economia de Corumbá

Marcelo Iunes destacou o feito inédito na gestão com a construção da ponte de concreto na região da fazenda Guanandi, permitindo o acesso dos produtores da Nhecolândia na MS-228.

Sex, 08 Novembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC


Na abertura da FEAPAN, prefeito destaca importância da pecuária para economia de Corumbá
Fotos: Silvio Andrade/Sindicato Rural de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes participou, na noite dessa quinta-feira, 7 de novembro, da solenidade de abertura da Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal). Acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, o prefeito destacou a importância da pecuária para a economia e o desenvolvimento da região pantaneira ao longo dos 246 anos de Corumbá.

Na abertura da FEAPAN, prefeito destaca importância da pecuária para economia de Corumbá“A retomada desse evento é uma iniciativa muito importante para a economia de Corumbá. A FEAPAN gera renda, gera centenas de empregos diretos e indiretos, e movimenta todo setor pecuário do Pantanal e da Bolívia. Nosso município continua sendo o segundo maior do Brasil em rebanho bovino, com mais de 2 milhões de cabeças de gado. Isso representa muito para nosso desenvolvimento, sem contar a importância histórica que a pecuária tem para Corumbá e região”, afirmou o prefeito.

“Se hoje o Pantanal continua sendo um dos biomas mais bem preservados do mundo, é muito por causa da ocupação responsável e consciente que é feita aqui há mais de 200 anos. Os verdadeiros pantaneiros se adaptaram aos períodos de seca, de cheia e construíram uma ligação muito forte e muito respeitosa com essa planície”, continuou o chefe do Executivo municipal, que pontuou ainda alguns dos avanços conquistados pelo setor nos últimos sete anos.

“Nossa primeira ação foi incluir o Sindicato Rural de Corumbá nas principais ações e decisões relacionadas à produção rural e à agricultura familiar. Esse trabalho integrado, juntamente com o apoio do SENAR-MS, viabilizou a capacitação de 500 produtores ao longo desse tempo, com o programa de Assistência Técnica e Geral, o Ateg. Por ano, nós capacitamos 1.500 pequenos produtores em diversas áreas: agroindustria, psicultura, hortifrutes, bovino de corte e outros. Também incentivamos os produtores de leite a fazerem o SIM (Selo de Inspeção Municipal) e hoje temos gene vendendo queijo e iogurte para a Prefeitura, para mercados e até para barcos-hotéis”, pontuou.

“Também estamos viabilizando a implantação de 18 usinas solares para geração de energia elétrica nos assentamentos da cidade. No último dia 20 de setembro, véspera do aniversário de 246 anos de Corumbá, o extrato do contrato administrativo com o SENAI-MS foi publicado no Diário Oficial do Município. Após a conclusão dessa fase técnica, será aberto o processo licitatório”, prosseguiu Marcelo Iunes.

“Outro feito inédito da nossa gestão foi a construção de uma ponte de concreto na região da fazenda Guanandi. Esse investimento permitiu que os produtores da Nhecolândia possam acessar a MS-228, que liga a Curva do Leque até as cidades de Rio Verde e Rio Negro. Também projetamos outra ponte na Vazante do Sabia, também na Nhecolândia. Com o apoio da senadora Teresa Cristina, esse projeto já está aprovado pela Caixa Econômica”, concluiu o prefeito de Corumbá.

Na abertura da FEAPAN, prefeito destaca importância da pecuária para economia de Corumbá
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias