18 ℃

Dilson Fonseca

VIAGEM DE TRÊS LAGOAS MS A IPORANGA SP (PETAR)

Sáb, 02 Março de 2024 | Fonte: Dilson Fonseca


VIAGEM DE TRÊS LAGOAS MS A IPORANGA SP (PETAR)
Fotos: Reprodução

VIAGEM DE TRÊS LAGOAS MS A IPORANGA SP (PETAR)O ciclista sul mato-grossense, Adalton Garcia (do Desafio 365 Bike), percorreu a distância de 1.688 km (ida e volta), entre as cidades de Três Lagoas MS e Iporanga SP (PETAR Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) nos dias 13 a 24 de janeiro de 2024. O percurso faz parte dos treinos realizado pelo atleta, que tem por objetivo atravessar o deserto do Atacama (deserto de sal) no Chile, através do interior do país até o oceano pacífico sul.   

A princípio o cronograma da viagem entre paradas, descanso e alimentação estava previsto para 8 dias, no entanto os percalços do caminho fizeram com que o ciclista aumentasse o período da viagem. “Gente, não quero dar desculpas, (risos) mas desde o primeiro dia de viagem foram mais de 80 horas de chuva no lombo, e isso acabou atrapalhando o trajeto” disse o atleta.
“Preparei tudo, avaliei os trajetos e combinei as paradas, mas ao decorrer da ida os imprevistos se desdobraram em outros problemas. A BIKE danificou o sistema de transmissão, e tive que fazer cerca de 250 km com apenas 4 combinações de câmbio, e altimetria batendo a casa dos 1500 metros” afirmou Adalton.   

Segundo ele, o sistema composto pelo macaquinho e a aranha, travaram as passagens de marcha fazendo com que o equipamento quebrasse e emperrasse a roda traseira. “Quando isso aconteceu eu fiquei totalmente a pé, pedi carona na rodovia e uma camionete que transportava tomates me deu apoio até a cidade de APIAÍ SP um trecho de 28 km, onde consegui fazer a manutenção e seguir viagem”. “Quando vi a bike descendo do carro, fiquei sem acreditar, porque observei que os alforjes estavam muito pesados, mas por incrível que parece não foi esse o motivo da quebra da peça, foi mesmo desgaste por conta do excesso de água e raspagem” concluiu o mecânico Marcos de Apiaí SP.

 “A viagem nos traz grandes conquistas, e é possível fazer amizades e levá ls para o resto da vida, como é o caso dessas pessoas que de várias formas puderam me ajudar, sou muito grato ao Gaúcho de Guareí SP, que me apoiou oferecendo alimentação e pouso. O que posso falar do Marcos de Apiaí SP, que parou tudo o que estava fazendo para dar atenção a minha bike e trocando a peça para que eu pudesse continuar a viagem. E o Rodrigo de Guapiara SP, que além de dar a carona com a bike por cima dos tomates, me deixou dentro da bicicletaria. E, por fim o Pedrinho do bairro Serra de Iporanga SP, que me recebeu em sua casa, dando pouso e alimentação. Como poderemos esquecer dessas pessoas”, relata o ciclista.    

VIAGEM DE TRÊS LAGOAS MS A IPORANGA SP (PETAR)Mesmo com três dias de atraso, e salvo os perrengues da viagem, segundo Adalton Garcia a viagem valeu a pena, pois o atleta está em forma e com grande vigor físico, preparado para o grande desafio de novembro. “Esta será a minha terceira tentativa de fazer a travessia do deserto do Atacama, não sei se vocês estão lembrados em 2022 na reta final dos treinos eu cai e me machuquei muito ao ponto de ficar internado na Santa Casa, em 2023 tive dificuldades com Covid 19 e acarretada por diabetes, hoje me preparo para outra tentativa 2024 será o divisor de água, espero conseguir dessa vez” concluiu o atleta.    

Não perdemos a oportunidade e conversamos com o senhor Rodrigo que nos relatou a experiência de ter ajudado Adalton. “Então eu estava indo a cidade de Apiai a trabalho com carro buscar tomate lá.  Aonde na estrada avistei um homem que estava parado com.sua bicicleta onde ele me deu a mão pedindo ajuda. Aí eu não pensei duas vezes em ajudá-lo mesmo nunca tendo visto. Parei conversamos e a bicicleta dele não dava pra arrumar ali mesmo, aí agente carregou a bicicleta dele no carro e levei até a Cidade que estava a uns 25 km ainda pra ele chegar . Aí levei até a bicicletaria aí ele arrumou a sua bicicleta e conseguiu seguir sua viagem. E com isso na viagem agente foi conversando e ele é uma pessoa incrível agente se fala sempre que dá...” Além da aventura de estar numa bicicleta no caminho pessoas de coração bom sempre ajudam e isso com certeza faz com a busca pelo objetivo seje casa vez maior.

VIAGEM DE TRÊS LAGOAS MS A IPORANGA SP (PETAR)
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

VIDA PESSOAL DE MANOEL DE BARROS

Um ano depois do nascimento do poeta, sua família foi viver em uma propriedade rural em Corumbá. Mudou-se sozinho quando ele era ainda criança para Campo Gra...

INSOLAÇÃO

Insolação ou golpe de calor é um tipo grave de doença por calor que resulta numa temperatura corporal superior a 40 ºC e estado de confusão. Entre outros pos...

MERCADO MUNICIPAL CAMPO GRANDE

  O Mercado Municipal Antônio Valente, mais conhecido como Mercadão,    localiza-se em Campo Grande. Área de 2.051,70 m² onde estão distribuídos 144 Bancas e...

HÉLINHO O JUSTICEIRO MAIS NOVO DO BRASIL

Hélio José Muniz Filho (Camaragibe, 22 de junho de 1977 — Recife, 15 de janeiro de 2001), também conhecido como Helinho foi um assassino em série brasileiro....