27 ℃

Cultura

Cia de Dança do Pantanal apresenta ‘Migrantes’ em três municípios da região pantaneira, neste fim de semana

Apresentações fazem parte do ‘Circuito Plataforme-se’ e acontecem em Corumbá, Ladário e Miranda.

Qui, 30 Março de 2023 | Fonte: Karine Dias/Assessoria


A Cia de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo ‘Migrantes’, sexta (31) a domingo (2), em três municípios da região pantaneira. As apresentações fazem parte do ‘Circuito Plataforme-se’ e acontecem nos municípios de Corumbá, Ladário e Miranda. Todas são gratuitas. 

Já apresentado em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Bonito, Rio Verde, Três Lagoas e Corumbá, Migrantes conta a história de pessoas que saem do seu lugar de origem e vão em busca de emprego, uma vida melhor ou fogem da violência, da guerra.  

A nova apresentação em Corumbá acontece na sexta-feira (31), às 16h30, no Terminal de Ônibus da rua Antônio Maria Coelho (antigo transbordo). No sábado (1º), é a vez de Ladário receber o espetáculo, que será apresentado a partir das 15h30, na Praça Dois de Setembro. No domingo (2), a apresentação será na Aldeia Cachoeirinha, às 10h, em Miranda. 

As apresentações integram o ´Circuito Plataforme-se´, uma mostra de obras cênicas (danças e performances) em espaços urbanos e alternativos; tudo gratuito para a população. O projeto está sendo realizado com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS. 

Idealizado pelos artistas da dança Jackeline Mourão e Ralfer Campagna, o ´Programa Plataforme-se´ é um espaço de criação, experimentação e difusão da dança que surgiu em 2017, com o interesse inicial de pesquisar as relações entre corpo-dança, câmera e cidade. 

Programação no Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano também abre as portas para receber o ‘Circuito Plataforme-se’. Hoje (30), às 16h30, o Moinho Cultural recebe um intercâmbio entre os artistas da dança Jackeline Mourão e Ralfer Campagna, o poeta e escritor Febraro de Oliveira e a Cia de Dança do Pantanal. Às 19 horas, será realizada uma Mostra de Videodanças, também no Moinho Cultural, aberta ao público.

Já amanhã (31), às 19h30, será apresentado o espetáculo ‘Procedimento #6’, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A programação também é aberta ao público e gratuita. 

Sobre a Cia

A Cia de Dança do Pantanal foi criada em 2017, na cidade de Corumbá/MS, fronteira com a Bolívia, sendo uma das ações integradas do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O intuito desde o início é de proporcionar acesso e oportunidade de profissionalização de bailarinos oriundos de projetos sociais sul-americanos, bem como representar o território pantaneiro, divulgando a dança com repertórios que incluem peças neoclássicas e contemporâneas, criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. 

A Companhia se propõe a explorar e focar em seus trabalhos contemporâneos um dos biomas mais preciosos da Humanidade, o Pantanal, que se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai, países que têm o estado de Mato Grosso do Sul como adjacente e é considerada a maior área inundável do planeta. A “COMPANHIA DE DANÇA DO PANTANAL” é um espaço onde artistas locais, nacionais e internacionais, formados com um alto grau de conhecimento técnico, artístico e profissional nos padrões internacionais, representam Corumbá/MS e o Brasil, dentro e fora do país, para um público cada vez mais exigente.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias