18 ℃

Cultura

Em Brasília, Mato Grosso do Sul discute fortalecimento da cultura

Temas foram debatidos em Brasília no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Ter, 07 Fevereiro de 2023 | Fonte: Jaqueline Hahn Tente/Assessoria Setescc


Em Brasília, Mato Grosso do Sul discute fortalecimento da cultura
Divulgação

Com foco nos desafios das políticas públicas para 2023, na reconstrução do Ministério da Cultura (Minc), na Conferência Nacional de Cultura, no calendário de execução das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, entre outras pautas, foi realizado em Brasília, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

No primeiro dia do encontro os gestores elaboraram a Carta de Brasília, que foi entregue na tarde desta terça-feira (07), para a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Em Brasília, Mato Grosso do Sul discute fortalecimento da cultura
Ministra Margareth Menezes com o secretário Marcelo Miranda

“O Fórum tem um papel importantíssimo na articulação de novas políticas culturais, neste momento histórico de retomada do Ministério da Cultura. O encontro estabelece um sistema nacional de fomento à cultura, da segurança jurídica, possibilidade de democratização de acesso para a população", ressalta o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda.

Os principais pontos da Carta referem-se ao processo de aprovação dos Projetos de Lei que se encontram em tramitação no Congresso Nacional, especialmente, o Marco Regulatório do Fomento à Cultura (PL 3905/2021) e a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (PL 9474/2018).

Ambos são temas de grande urgência e relevância que buscam, de forma complementar, normatizar as relações entre os entes federativos, estabelecer as diretrizes para a política e a garantia dos direitos culturais. E também organizar o regramento para aplicação dos recursos, com segurança jurídica, transparência e respeito às especificidades e à diversidade cultural brasileira.

O encontro reuniu secretários estaduais da Cultura e dirigentes de instituições de 23 unidades federativas das cinco regiões do Brasil. O diretor-presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Max Freitas, também participou do Fórum. (Acesse a carta na íntegra)

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Margareth Menezes: cultura também é uma forma de democracia

Em cerimônia, na segunda-feira (02/01), com a presença de artistas, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a ca...

Ministérios dos Direitos Humanos e da Cultura se unem para preservar a memória e as conquistas nacionais

A memória e a cidadania brasileira marcaram presença, nesta quarta-feira (11), em Brasília, durante um encontro entre os ministros dos Direitos Humanos e da ...

Fundação de Cultura realiza escuta pública sobre a Lei Paulo Gustavo na sexta-feira

Na sexta-feira, a partir das 19h, no Museu da Imagem e do Som - MIS, na Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do ...