35 ℃

Economia

Aneel anuncia índice menor de revisão tarifária em MS e Concen atua para ficar abaixo de 10% na baixa tensão

O anunciou de redução do índice preliminar para a Revisão Tarifária Periódica da Energisa no Estado, saindo de um impacto médio de 8,9% a 6,5% (média alta+baixa tensão).

Qui, 02 Fevereiro de 2023 | Fonte: Da Assessoria Concen


Aneel anuncia índice menor de revisão tarifária em MS e Concen atua para ficar abaixo de 10% na baixa tensão
Divulgação
Nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou no auditório do CREA, em Campo Grande, a audiência pública 018/2022 em que anunciou redução do índice preliminar para a Revisão Tarifária Periódica da Energisa em Mato Grosso do Sul, saindo de um impacto médio de 8,9% a 6,5% (média alta+baixa tensão).
 

Isso considerando variações dos componentes referentes a energia da binacional Itaipu e nuclear de Angra. O Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS, Concen, fez apresentação elaborada por sua assessoria técnica e trabalha ponto a ponto dos componentes na expectativa de uma redução ainda maior. Para o consumidor de baixa tensão, como comerciais e residenciais, a expectativa é sair de um índice preliminar de 11,36% para "abaixo de dois dígitos", diz a presidente, Rosimeire Costa. Em sua fala, asseverou a necessidade de avaliar a prudência das metas de investimento, levando em conta a modicidade tarifária, e também externou a preocupação com o forte impacto tributário - os encargos setoriais representam 39,7% da tarifa.

"Vamos analisar todas as contribuições e mesmo o índice de 6,5% pode ser menor, ainda é provisório", enfatizou o presidente da AP e diretor da Aneel, Ricardo Tili. 

A audiência pública contou com manifestações de consumidores de diversos segmentos e entidades. A contribuições seguem até 17 de fevereiro por meio do site da Aneel (link disponível no site e redes sociais do Concen). A reunião de diretoria da Aneel que vai decidir o índice final está prevista para 04 de abril e a nova tarifa entra em vigor no dia 08 de abril.
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Audiência pública para Revisão Tarifária Periódica da Energisa MS será dia 02 de fevereiro

No dia 02 de fevereiro, quinta-feira, às 14 horas, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fará em Campo Grande audiência pública para o processo de R...

Agência de Regulação recebe a Aneel para discutir projetos de energia sustentável

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) recebeu a visita de uma comitiva da Aneel (Agência Nacional de Energia Elé...

Presidente do Concen defende limites da Mini e Micro Geração Distribuída para não sobrecarregar consumidores

Em reunião de diretoria realizada nesta terça-feira, 07/02, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a presidente do Concen, Rosimeire Costa, fez s...

Últimas Notícias