31 ℃

Geral

Energisa previne sobre como evitar acidentes com a rede elétrica

Dicas de segurança ajudam a reduzir o número de ocorrências e vítimas.

Sex, 24 Março de 2023 | Fonte: Da Assessoria


Somente no ano de 2022, foram registrados 17 acidentes com a rede de energia elétrica em todo o estado, sendo 8 com vítimas fatais. Em 2023, até o mês de março, já foram registrados três acidentes, sendo 1 no campo, 1 na construção civil e 1 na telefonia, felizmente sem nenhum óbito.  

As principais causas estão relacionadas ao uso de equipamentos e objetos nas proximidades da rede elétrica, como instrumentos agrícolas, ferramentas usadas por pedreiros, serventes e pintores, e até mesmo objetos improvisados para cortar árvores e galhos de residências.  

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.  

"Os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes. Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho", declara Wagner Lima, Técnico em Segurança do Trabalho da Energisa Mato Grosso do Sul.  

A conscientização e a prevenção são as principais ferramentas para evitar acidentes. Pensando nisso, a Energisa organizou dicas de segurança com o objetivo de compartilhar mais informações e esclarecimentos à população sobre os riscos e perigos relacionados ao trabalho nas proximidades da rede de energia elétrica. O objetivo é o de reduzir a quantidade de acidentes e, consequentemente, de vítimas fatais. 

*Orientações de segurança* 

- Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;  

- Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;  

- Quando se trata de rede de distribuição, não existe cabo isolado, sempre considere o condutor como energizado; 

- Sempre use os equipamentos de segurança;  

- Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;  

- Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;  

- Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.  

- Ao instalar uma antena, garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos. 

Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

energisa
 

Veja Também

Energisa vai oferecer negociação de dívidas, cadastro na Tarifa Social e até sorteio de geladeiras

Nesta semana moradores de Corumbá e Ladário recebem diversos serviços da concessionária de Energia de Mato Grosso do Sul, como inspeção e manutenção da rede ...

Aneel anuncia índice menor de revisão tarifária em MS e Concen atua para ficar abaixo de 10% na baixa tensão

Isso considerando variações dos componentes referentes a energia da binacional Itaipu e nuclear de Angra. O Conselho de Consumidores da Área de Concessão da ...

Energisa tem centenas de vagas de emprego em 12 estados

O maior Grupo privado nacional do setor elétrico está com vagas abertas em 12 estados, com oportunidades em diferentes áreas, como operação, comercial, const...

Últimas Notícias