28 ℃

Educação

IFMS participa de encontro nacional voltado ao ensino médio

Instituição foi representada por estudantes dos dez campi. Evento se baseou no debate e troca de experiências.

Sex, 14 Abril de 2023 | Fonte: Ascom/IFMS


Um grupo composto por dez estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), acompanhado de servidores da instituição, participou do 6° Encontro Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (ENET). 

O evento – o maior da América Latina, com a proposta de reunir a comunidade escolar para a defesa da educação técnica – reuniu alunos de todo o país, no Rio de Janeiro (RJ). 

As atividades, finalizadas no domingo, 9, foram voltadas ao debate e trocas de experiência entre alunos das diferentes regiões do Brasil, destinadas ao fortalecimento da formação cidadã e política dos participantes.  

O Instituto Federal foi representado por dez discentes, sendo um de cada campus (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas), acompanhados da diretora de Assuntos Estudantis, Juliana Miguel, e da assistente social da Reitoria, Camila Vieira.  

Os alunos foram selecionados considerando a atuação deles em prol do movimento estudantil, em cada unidade. As despesas referentes à participação foram custeadas pelo IFMS. 

“O objetivo foi fomentar a representação estudantil e a instalação de grêmios escolares em cada uma das unidades, pois é na escola que se propiciam espaços para o desenvolvimento de lideranças”, explica Juliana Miguel.  

“É importante destacar que as oportunidades acadêmicas e histórico-culturais proporcionadas pelo evento, capazes de ampliar o repertório cultural dos nossos estudantes, podem também contribuir para o aperfeiçoamento das políticas e práticas para aqueles que um dia poderão se tornar lideranças locais, regionais e até nacionais”, complementa a diretora.

Experiência – Durante o Encontro, aberto no dia 6, foram realizados grupos de trabalho, mostras científicas e culturais, painéis e visitas, de caráter histórico-cultural, a pontos turísticos da cidade. 

O evento buscou, entre outras finalidades, estimular o senso crítico dos estudantes, despertando a atenção deles para temas que trazem impacto direto ao cotidiano escolar, como a discussão sobre a reforma do Ensino Médio e a recomposição do orçamento da educação pública. 

“O Encontro proporcionou uma série de debates, ajudando na compreensão dos nossos direitos e possibilitando o aprofundamento em diversos temas relacionados”, comenta o aluno do 3° semestre do curso técnico integrado em Edificações, Leandro Duarte, 16, que na oportunidade foi escolhido como representante do Mato Grosso do Sul na Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET). 

Como resultado, foram definidas 114 pautas para o próximo biênio, sugeridas e aprovadas pelos participantes do Encontro. Elas estão divididas nos eixos de saúde mental, esportes, permanência estudantil, mulheres, grêmio e movimento estudantil, democracia, negritude, cultura, LGBTQIA+, orçamento, privatizações, meio ambiente, estágio e emprego, ciência e tecnologia. 

“As atividades nos ajudaram a entender melhor o papel da ciência e tecnologia no nosso dia a dia, além de incentivar o pensamento crítico sobre os temas e políticas, discutidas nas plenárias e grupos de trabalho, sobre as quais muitas vezes não temos acesso”, destaca a discente do curso técnico integrado em Informática do Campus Nova Andradina, Rebeca Nascimento, 15. 

“Outro ponto positivo é ver os alunos se preocupando com questões referentes ao cotidiano escolar e em fortalecer a representação estudantil, na busca de tornar o ambiente melhor para os próximos estudantes que ocuparão nosso lugar no futuro”, finaliza. 

Federação - O Encontro é organizado pela FENET desde 2011. A última edição havia acontecido em 2018, sendo a suspensão do evento ocasionada pela pandemia de Covid-19. 

A entidade representa os estudantes na defesa do ensino técnico do Brasil, da soberania nacional e dos direitos da juventude. Ela atua em todas as regiões do país, realizando encontros, seminários, eventos políticos, culturais e esportivos, manifestações e ações que integrem todos os discentes da rede técnica. 

Mais informações estão disponíveis na página da FENET.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

ifms
 

Veja Também

IFMS convoca candidatos para matrícula em 2ª chamada de cursos EAD

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta sexta-feira, 3, o edital de convocação para matrícula dos candidatos aprovados em segunda cha...

IFMS prevê investir cerca de R$ 7 milhões em obras

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prevê investir R$ 6,7 milhões em melhorias de infraestrutura ao logo dos próximos meses. A previsão inclui a...

IFMS realiza audiências pública em Corumbá

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, nesta semana, audiências públicas nos municípios de Corumbá, Jardim e Naviraí, onde as comunidades ...

IFMS abre seleção para bolsistas da Universidade Aberta do Brasil

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com dois editais abertos para seleção de profissionais interessados em atuar como bolsistas no âmbito d...

Últimas Notícias