18 ℃

Educação

IFMS realiza audiências pública em Corumbá

Nesta semana, eventos serão realizados em Corumbá, Jardim e Naviraí para subsidiar novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

Qua, 22 Março de 2023 | Fonte: Ascom/IFMS


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza, nesta semana, audiências públicas nos municípios de Corumbá, Jardim e Naviraí, onde as comunidades locais terão a oportunidade de fazer sugestões para o planejamento da instituição pelos próximos cinco anos.

Os eventos fazem parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 e serão realizados nos dez municípios onde estão localizados os campi do Instituto Federal.

Nesta quarta-feira, 22, o Campus Corumbá realiza a audiência pública no auditório da unidade, localizada na Rua Pedro de Medeiros, 941- Bairro Popular Velha, a partir das 19 horas.

Na mesma data, no município de Jardim, o evento será realizado pelo Instituto Federal a partir das 18h30, na Câmara Municipal. O endereço é Avenida Duque de Caxias, 206 - Centro.

E na quinta-feira, 23, os moradores de Naviraí poderão participar da audiência pública, a partir das 19 horas, no auditório do campus do IFMS, que fica na Rua Hilda, nº 202 - Conjunto Habitacional Boa Vista.

Os eventos são abertos a estudantes, servidores e representantes da sociedade civil organizada, iniciativa privada e poder público, além de demais pessoas interessadas.

Audiências Públicas - O IFMS já realizou os eventos em Dourados (07/03), Ponta Porã (08/03), Campo Grande e Coxim (15/03). Confira as datas, locais e horários das próximas audiências públicas: 

Data

Município

Local

Horário

22/03/2023CorumbáCampus do IFMS (Auditório)
Rua Pedro de Medeiros, 941- Bairro Popular Velha
19 horas
22/03/2023JardimCâmara Municipal de Jardim
Av. Duque de Caxias, 206 - Centro
18h30
23/03/2023NaviraíAssociação Comercial e Empresarial de Naviraí (Auditório)
Av. Iguatemi, 125 - Jardim Vale Encantado
19 horas
27/03/2023Nova AndradinaCentro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza
Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, nº 541 - Centro
19 horas
29/03/2023AquidauanaCâmara Municipal de Aquidauana
Praça Nossa Sra. Imaculada Conceição, nº 85
19 horas
05/04/2023Três LagoasCampus do IFMS (Auditório)
Rua Ângelo Melão, nº 790 - Jardim das Paineiras
19 horas

O cronograma completo também está disponível na página do PDI 2024-2028 - seção Audiências Públicas.

Regras de participação - Estão dispostos na Instrução Normativa nº 01/2023, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi).

A IN nº 01/2023 estipula ainda todas as etapas das audiências públicas, que incluem vídeos e apresentações sobre o processo de elaboração do PDI 2024-2028, sobre a atuação do campus no município e região e sobre as regras da própria audiência pública, na qual os participantes poderão fazer sugestões por escrito e participar da plenária.

As sugestões deverão estar inseridas dentro dos seguintes temas:

  • Oferta de cursos, seleção e ingresso de estudantes
  • Atendimento ao discente
  • Acessibilidade e atendimento a pessoas com necessidades específicas
  • Biblioteca
  • Infraestrutura
  • Tema livre

A plenária será o momento em que os participantes poderão fazer a manifestação oral sobre as sugestões, que deverá obedecer ao tempo máximo de dois minutos.

Todas as sugestões serão compiladas e inseridas no Relatório Final das Audiências Públicas do PDI 2024-2028, a fim de subsidiar o planejamento do IFMS para os próximos cinco anos.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março do ano passado.

Nos meses de agosto e setembro, estudantes e servidores dos dez campi e da reitoria participaram das reuniões da Matriz Swot, ferramenta de gestão que identificou as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição. Os resultados da análise institucional foram apresentados em novembro.

A construção do documento prevê outras duas etapas de participação social: o Congresso do Mapa Estratégico, onde a comunidade interna validará os objetivos e metas estratégicas do IFMS, e Consulta Pública à minuta do PDI 2024-2028.

Saiba mais sobre o processo de elaboração na página do PDI 2024-2028.

Dúvidas e pedidos de informações sobre o assunto devem ser encaminhados para [email protected].

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

ifms corumba
 

Veja Também

IFMS convoca candidatos para matrícula em 2ª chamada de cursos EAD

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta sexta-feira, 3, o edital de convocação para matrícula dos candidatos aprovados em segunda cha...

IFMS prevê investir cerca de R$ 7 milhões em obras

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prevê investir R$ 6,7 milhões em melhorias de infraestrutura ao logo dos próximos meses. A previsão inclui a...

Inscrições no Programa de Assistência Estudantil do IFMS seguem até dia 30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas para o edital n.º 19/2023, voltado ao cadastro de reserva do Programa de Assist...

IFMS abre seleção para bolsistas da Universidade Aberta do Brasil

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com dois editais abertos para seleção de profissionais interessados em atuar como bolsistas no âmbito d...