Geral
Mapeamento social garante ações efetivas do Estado em comunidades ribeirinhas de Corumbá
Sáb, 08 Fevereiro de 2025 | Fonte: Leomar Alves Rosa/Comunicação Sead

A Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, realizou um mapeamento social, econômico e cultural das comunidades ribeirinhas da região de Corumbá. A iniciativa, efetivada na última semana, abrangendo quatro portos estratégicos: Porto Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho e Porto da Manga.
O objetivo da ação foi identificar as principais necessidades das populações locais e aprimorar as políticas públicas voltadas para essas comunidades, promovendo melhorias concretas em suas condições de vida. O projeto foi conduzido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sead, por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos e da Coordenadoria de Execução e Gestão de Projetos Especiais.
De acordo com a superintendente da Política de Direitos Humanos da Sead, Andréa Cavararo, a iniciativa é essencial para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham suas demandas atendidas e possam contar com políticas públicas adequadas.
"As comunidades ribeirinhas possuem enorme relevância histórica e cultural para o Brasil. Por isso, é fundamental que suas necessidades sejam atendidas para que o governo possa implementar medidas eficazes", destacou.


Além do mapeamento social, a Sead também promoveu dois tipos de cadastramento voltados ao atendimento das populações ribeirinhas. O primeiro foi o programa Mais Social, um benefício financeiro oferecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. O segundo foi o programa Cuidar de Quem Cuida, que concede auxílio a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência, visando a promoção da dignidade da pessoa humana.
Os resultados do levantamento indicam que 135 famílias foram cadastradas no mapeamento social, econômico e cultural. No programa Mais Social, 109 famílias receberam inscrição, enquanto o programa Cuidar de Quem Cuida contemplou uma família. Todos os cadastros serão analisados e, caso se encaixem nos critérios de cada programa, os cadastrados serão contemplados.
Com essas ações, a Sead reforça seu compromisso com a melhoria das condições de vida das comunidades ribeirinhas, buscando garantir direitos, ampliar o acesso a serviços essenciais e preservar a identidade cultural dessas populações.



Tudo Sobre
sead ses marinha-do-brasil governo-de-mato-grosso-do-sul pantanal-de-corumba comunidades-ribeirinhas comando-do-6o-distrito-navalÚltimas Notícias
- 15 de Março de 2025 Projeto de Lei autoriza construção de banheiros públicos em espaços com grande circulação de pessoas
- 15 de Março de 2025 CORRUPÇÃO ABUSIVA
- 15 de Março de 2025 QUANDO O GOVERNANTE “SE ACHA”
- 15 de Março de 2025 AOS 99 ANOS DE UMA EXISTÊNCIA INSPIRADORA
- 15 de Março de 2025 UM VERÃO QUENTE DEMAIS
- 15 de Março de 2025 MENOS TELAS, MAIS ENCONTROS
- 15 de Março de 2025 Para atender a população, Cazarin pede retorno do CRAS II ao Bairro Nova Corumbá
- 14 de Março de 2025 Para beneficiar famílias indígenas, MS recebe R$ 55,1 milhões para construção de casas em sete municípios
- 14 de Março de 2025 Na Câmara, Hanna pede revitalização de espaços públicos no Guatós
- 14 de Março de 2025 Polícia Civil prende mulher em flagrante por roubo contra o próprio pai
- 14 de Março de 2025 Crise na Santa Casa de Campo Grande será discutida em audiência na Assembleia Legislativa
- 14 de Março de 2025 Promotora de Justiça debate melhorias no transplante renal em reunião com equipe da Santa Casa
- 14 de Março de 2025 Prefeitura e CRO tratam ampliação do acesso aos serviços odontológicos no município
- 14 de Março de 2025 Com R$ 97 milhões em investimentos e pista ampliada, Aeroporto Regional de Dourados volta a operar
- 14 de Março de 2025 Promuse e Forças de Segurança Levam Cidadania e Incentivo à Carreira Feminina em Corumbá