28 ℃

Geral

Processos de financiamento da linha de crédito “FCO” agora têm tramitação totalmente digital

Semadesc, Sudeco e Sebrae/MS realizaram live para orientar empreendedores sobre mudanças

Qua, 15 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae/MS


O processo para obter crédito via Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) está mais facilitado. Agora, o preenchimento, submissão e tramitação das cartas-consulta pleiteando financiamentos têm tramitação totalmente digital, com substituição do questionário físico. Para orientar empresários de Mato Grosso do Sul sobre a mudança e detalhar mais informações da linha de crédito, na manhã desta terça-feira (14), o Sebrae/MS transmitiu em seu canal no Youtube uma live sobre o assunto, que está disponível para demais interessados.

A transmissão, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e com o apoio do Sebrae/MS, reuniu mais de 200 participantes. Durante a live, o assessor técnico da Sudeco, João Paulo Batista Cabral, orientou sobre o passo a passo para preenchimento e acompanhamento das cartas-consulta. “Assim que o empreendedor recebe o número do protocolo, pode acompanhar todo o andamento da carta até ela ser deferida, ou os motivos que a levaram a ser indeferida”, destacou Cabral.

Para o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, que também é conselheiro do Sebrae/MS, além de tornar o processo mais ágil, a alteração também dará mais autonomia para os empresários que pleitearem os recursos. “Nós já estamos operando com as cartas-consulta digitais do FCO e observamos alguns ganhos importantes em termos de agilidade e de acompanhamento. O próprio empresário pode acompanhar, no site da Sudeco, como está o andamento de sua carta-consulta, se passou no CEIF [Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO] ou não. Essa era uma questão importante que a gente conseguiu avançar”, comentou.

O gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Jorge Veneza, complementa que com a medida, a expectativa é que os empresários possam passar pela transição para o digital sem grandes dificuldades. “Essa nova forma é bastante importante para todos os empresários, pois contribui para que os recursos necessários cheguem mais rapidamente e logo possam ser revertidos nos investimentos necessários dentro do negócio”, declarou.

Acesso a crédito

O FCO é uma linha de crédito, que proporciona benefícios aos empreendedores como taxas de juros mais baixas que as do mercado, prazo de pagamento mais longo e carência menor. É destinado a empresas que se dedicam à atividade produtiva nos setores industrial, agroindustrial, mineral, de turismo, de infraestrutura econômica e de comércio e serviços na região Centro-Oeste.

Para pleitear o financiamento, os interessados devem acessar o site da Sudeco, que está hospedado no portal gov.br, abrir o formulário e inserir as informações solicitadas.

O Sebrae/MS orienta os empresários na tomada de decisão quanto a crédito e outras análises. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

sebrae-ms fco
 

Veja Também

Cidade Empreendedora: Principal programa do Sebrae/MS amplia atendimento e irá contemplar cerca de 40 municípios em 2023

Com ações voltadas para transformar a economia e promover o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidad...

Centro Sebrae Pantanal oferece capacitação para empreendedores de Corumbá e Ladário

O Sebrae/MS realizará capacitações para aos empreendedores de Corumbá e Ladário, no decorrer deste mês. Os cursos serão realizados no Centro Sebrae Pantanal,...

Empreendedores de Corumbá e Ladário recebem capacitação na área de precificação

O Centro Sebrae Pantanal recebeu, nesta terça-feira (07), a palestra “Meu preço está certo? Estou tendo lucro?”. A capacitação, voltada aos empreendedores de...