35 ℃

Geral

Cidade Empreendedora: Principal programa do Sebrae/MS amplia atendimento e irá contemplar cerca de 40 municípios em 2023

Prefeitos selaram nesta segunda-feira (30) o compromisso com a instituição para trabalhar em prol do desenvolvimento local

Qui, 02 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae/MS


Com ações voltadas para transformar a economia e promover o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é, pelo terceiro ano consecutivo, o principal projeto do Sebrae em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, executada em parceria com as Prefeituras Municipais parceiras, contemplou no último ano 33 municípios e, em 2023, foi lançado um novo edital com mais dez vagas para cidades interessadas.

Nesta segunda-feira (30), durante o evento “Sebrae 2023: Inovando caminhos para empreender”, realizado na sede da instituição em Campo Grande, prefeitos tanto de municípios que já foram ou estão sendo atendidos pelo programa, quanto de cidades que pretendem firmar contrato com o Sebrae para esse novo ciclo de atuação, selaram o compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento local, por meio do Cidade Empreendedora, por ser uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo, fomento a conexão do poder público com a iniciativa privada e promoção da melhoria do ambiente de negócios.

Na data, estiveram presentes Gustavo Sprotte, prefeito de Bandeirantes; Akira Otsubo, prefeito de Bataguassu; Antônio de Pádua Thiago, prefeito de Brasilândia; Edilson Magro, prefeito de Coxim; Jair Escapini, prefeito de Guia Lopes da Laguna; Edson Rodrigues, prefeito de Jaraguari; Willian Luiz Fontoura, prefeito de Pedro Gomes; Nelson Cintra Ribeiro, prefeito de Porto Murtinho; Lucio Calixto Costa, prefeito de Santa Rita Do Pardo; Jeferson Tomagoni, prefeito de São Gabriel do Oeste; Enelto Ramos, prefeito de Sonora; e Henrique Wancura Budke, prefeito de Terenos.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a participação dos prefeitos demonstra o engajamento dos gestores com avanço de cada município, já que bons resultados são alcançados por meio deste trabalho em conjunto.

“Temos boas expectativas, a ideia é que a gente consiga atingir todos esses municípios de forma positiva. Nas cidades em que atuamos conseguimos reduzir o número de fechamento de empresas e mostramos para as prefeituras que é possível se aproximar dos pequenos negócios locais. Isso é importante para fortalecer o relacionamento com as empresas da cidade, então, realmente, é um trabalho que faz a diferença para o desenvolvimento de cada região”, ressaltou Bertoni.

“O Cidade Empreendedora é um acelerador do desenvolvimento do município. Nós trabalhamos junto com a gestão pública e com a sociedade para melhorar o ambiente de negócios, fortalecer os pequenos empreendedores, no campo e na cidade, incluir essas pessoas no processo de desenvolvimento e fomentar a geração de emprego e renda. Atendemos 33 cidades que tiveram resultados expressivos e, neste ano, o trabalho continua. Nossa expectativa é contemplar cerca de 40 municípios, o que corresponde a mais da metade do Estado de Mato Grosso do Sul”, complementou o diretor-superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça.

Também participaram do evento e representaram as prefeituras municipais em que atuam Agadir Mossmann, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju; Elvis Mattos, secretário de Governo de Caarapó; Eugênio de Almeida Guedes, secretário de Desenvolvimento Econômico de Naviraí; Wilson Matheus, secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Paraíso das Águas; Sidney Afonso Sobrinho, secretário de Governo de Camapuã; e Lucien Resende, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribas do Rio Pardo.

Cidade Empreendedora

Desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as prefeituras municipais que aderem à iniciativa, o programa Cidade Empreendedora possui duas linhas de atuação – uma voltada para a melhoraria do ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções tanto para o pequeno empresário quanto para os pequenos produtores rurais.

Por meio da iniciativa, o município é acompanhado pela instituição por um período de, aproximadamente, 18 meses e, dentre as ações previstas, estão: desburocratização de processos e melhoria da gestão municipal; incentivo à maior participação dos pequenos negócios nas compras públicas; formação de lideranças locais; e promoção do empreendedorismo nas escolas.

Durante o ciclo 2021/2022 do programa Cidade Empreendedora foram contemplados os municípios de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Para os prefeitos desses municípios que desejarem aderir, em 2023, será oferecido um novo pacote de soluções com iniciativas voltadas para promover a competitividade de cada município e dinamizar a economia local.

Neste ano, outros 11 municípios continuam a ser atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul por pertencerem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Sebrae abre agenda de capacitações online para empreendedores em janeiro

Para quem deseja começar 2023 focado em se capacitar e impulsionar seu negócio, o Sebrae/MS está com agenda de cursos e oficinas online aberta. Realizadas de...

Em MS, micro e pequenas empresas sustentam saldos de empregos no mês de novembro

De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae este mês, tendo por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as micro e pequenas e...

Brasil Mais: Sebrae/MS abre inscrições para programa voltado à inovação e produtividade

Estão abertas as inscrições para o primeiro ciclo de 2023 do programa Brasil Mais, destinado a Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Os inter...

Últimas Notícias