Meio Ambiente
LHG Mining recupera mais de 100 mil m² de áreas nativas em Corumbá
Mineradora cultivou 145 mil mudas e promoveu o plantio de espécies nativas na região.
Ter, 04 Fevereiro de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa
A LHG Mining produziu mais de 145 mil mudas e recuperou 100 mil m² de área durante o ano de 2024 em Corumbá (MS). O espaço, que corresponde a aproximadamente 10 campos de futebol, recebeu o plantio de espécies nativas, contribuindo para a renovação do ecossistema local.
O diretor de sustentabilidade da LHG Mining, Rodrigo Dutra Amaral, explica que a recuperação dessas áreas em Corumbá ultrapassou a meta estipulada para o ano de 2024 pela companhia. “O programa de recuperação contempla as minas de Santa Cruz e Urucum, sendo que a primeira é a maior que temos atualmente”, pontua.
Na Mina de Santa Cruz, foram recuperados 61.800 m² de área, enquanto na Mina de Urucum, o acumulado foi de 40.700 m². A empresa ainda coletou 871,35 kg de sementes e cultivou 145.186 mudas nativas, das quais 91.611 unidades foram plantadas. Além disso, o projeto compreende também o Programa de Educação Ambiental, com a doação de mudas para ações de arborização nas comunidades em geral.
“Esse é um dos propósitos da LHG Mining, recuperar e devolver essas áreas para as gerações futuras. Através da coleta de sementes, produção e plantio de mudas nativas. Com o plantio de mudas nativas temos observado o retorno da fauna na região. Há raposas, quatis, macacos-pregos, aves e outros animais que compõem a biodiversidade do cerrado e do Pantanal”, pontua.
Rodrigo explica que há dois tipos de vegetação durante o processo de Recuperação Ambiental: as espécies de vegetação campestre (campo de altitude), que ocupam o topo dos morros, e as árvores de grande porte, que predominam nas áreas próximas à base da morraria.
“No topo dos morros, onde realizamos o plantio, predominam as espécies de vegetação campestre, como as herbáceas e arbustivas. À medida que se desce o morro, as árvores maiores começam a surgir, ocupando as áreas mais baixas”, frisa.
Segundo ele, quem vem de fora e não conhece as áreas que foram mineradas se surpreende com a biodiversidade. “Não dá para notar a diferença entre uma área que foi minerada e outra que não foi. São locais lindíssimos, com gramíneas, leguminosas e espécies que atraem a fauna nativa da região”.
Viveiro Florestal
O replantio integra as ações do Viveiro Florestal, um projeto reconhecido pelo Ibama e pelo Imasul como pioneiro no setor, por priorizar a produção apenas de mudas de espécies nativas, posteriormente utilizadas para plantio em locais que passaram por mineração. Em 20 anos já foram produzidas mais de 2,5 milhões de mudas nativas regionais e a recuperação de 200 hectares de áreas exploradas, sendo que o projeto conta ainda com banco de sementes que permite a manutenção das espécies no futuro.
No Viveiro Florestal são cultivadas 117 espécies de 94 gêneros e 36 famílias botânicas. Outro ponto essencial é a preservação de 1.500 hectares de vegetação nativa por meio da aquisição e preservação de fazendas no entorno das operações da LHG Mining em Corumbá.

Últimas Notícias
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA
- 01 de Maio de 2025 CARIDADE E A RESPONSABILIDADE DA VIDA
- 01 de Maio de 2025 SORRINDO NO TRABALHO, CHORANDO NO CONTRACHEQUE
- 01 de Maio de 2025 Vereador Marcelo Araújo cobra recuperação do trecho da 262, entre Corumbá e o Buraco das Piranhas
- 30 de Abril de 2025 Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
- 30 de Abril de 2025 Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população