Política
Deputado defende projeto que proíbe transporte de peixes para repovoar rios de MS
O Projeto de Lei 275/2024 quer vedar a pesca, transporte e comercialização de 29 espécies, por cinco anos no estado. A autoria é do deputado Neno Razuk.
Qui, 05 Dezembro de 2024 | Fonte: Fernanda Kintschner/Agência Alems

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 275/2024, que quer vedar a pesca, transporte e comercialização de 29 espécies, por cinco anos no estado. A autoria é do deputado Neno Razuk (PL), que subiu novamente na tribuna para defender que a medida visa repovoar os rios e proteger o meio ambiente.
Atualmente, a pesca do Dourado é proibida. “Em 2018 foi registrada a retirada de 108 toneladas de peixe. Quando implantada a cota zero foram retiradas cinco toneladas. Então, eu não tenho dúvida que esse projeto é necessário, para não acabarmos com as grandes matrizes reprodutoras dos rios. O projeto causou alvoroço e estamos conversando com várias partes. Os pescadores profissionais têm direito de retirar 400kg mensal de peixe, mas sabemos que são retirados muito mais”, comparou Neno.
O parlamentar ainda explicou que o turismo gera muito mais recurso. “Os barcos de Corumbá tinham filas de espera. Hoje o Rio Paraguai está totalmente prejudicado. Em Camisão e Palmeiras, colocamos iscas que ficam três ou quatro dias sem conseguir retirar nada. Acabaram aqueles barcos cheios de pescadores, que eu via quando era criança. É esse MS que a gente quer? Não é o que quero. Sem contar com a ajuda à Polícia Ambiental, que vai favorecer o combate a todo tipo de criminalidade”, argumentou.
João Henrique (PL) concordou e sugeriu que o nome “pesca zero”, em alusão à iniciativa, seja trocado por “transporte zero”. “Queremos ressaltar a urgência de votar e discutir esse projeto que, na verdade, não proíbe pescar, pode pescar e consumir na beira do rio, o que não pode é transportar e comercializar. Caso queira fazer uma audiência pública, vamos fazer com todos os envolvidos. O texto já conhecemos há muitos anos. Devemos dar o apoio de quem sai da pesca profissional e migra para a condição de guia de turismo, que ganha muito mais e está trabalhando na garantia da preservação do meio ambiente”, afirmou.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, deputado Marcio Fernandes (MDB), também se pronunciou em apoio ao projeto. “Tenho sido procurado pelos envolvidos na indústria da pesca e eu digo que, na minha opinião, não podemos retroceder. Temos que continuar ou restringir ainda mais. Acredito que seja a opinião da maioria aqui. Entendemos que tem quem pense diferente, mas precisamos do apoio para darmos esse encaminhamento para que possamos potencializar ainda mais essa importante fonte de renda que temos no Estado que é a pesca”.
Veja Também
Na tarde desta quarta-feira (4), o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) se reuniu com representantes de entidades e profissionais ligados ao turismo e pes...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal
- 02 de Maio de 2025 Sanesul divulga horários e locais de prova do Concurso Público
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO