Política
Edinaldo recomenda suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública na cidade
Em sua justificativa citou que se trata de um serviço essencial que é de responsabilidade exclusiva do Município.
Sex, 25 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria Câmara

O vereador Edinaldo Neves recomendou à Prefeitura de Corumbá, a suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública, a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP), até que sejam regularizados os serviços em todo o município, com a devida contratação formal e transparente de empresa especializada para execução contínua e eficiente da manutenção e expansão do sistema.
Em sua justificativa citou que se trata de um serviço essencial que é de responsabilidade exclusiva do Município, conforme previsto na Constituição Federal que permite a instituição da taxa desde que vinculada à prestação do serviço, o que não está sendo cumprido atualmente.
“O Código de Defesa do Consumidor assegura ao cidadão o direito à prestação adequada, eficiente e contínua dos serviços públicos essenciais. A ausência de empresa contratada e a negligência na prestação do serviço afrontam os princípios da moralidade e eficiência, bem como o disposto no Código de Posturas de Corumbá, que prevê padrões mínimos para os serviços públicos municipais”, observou.
Argumentou que a “manutenção da cobrança da COSIP sem a efetiva prestação do serviço, caracteriza-se como cobrança indevida, podendo inclusive configurar enriquecimento ilícito por parte da administração pública, além de lesar diretamente o contribuinte”, e que a “população não pode ser penalizada duplamente pela falta de iluminação e pelo pagamento de uma taxa que não corresponde a nenhum benefício concreto”.
JORNADA DE TRABALHO
Edinaldo pediu ainda à Prefeitura, informações e estudos técnicos relacionados à recente alteração na jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, com apresentação de estudo financeiro ou parecer de impacto orçamentário quanto ao possível aumento de despesas administrativas e operacionais, como consumo de energia, manutenção de estruturas e necessidade de transporte, resultantes da ampliação do tempo de permanência dos servidores nos prédios públicos.
Lembrou que a medida impacta diretamente a organização de vida dos servidores, muitos dos quais com contratos com outras entidades, atividades informais ou familiares que, agora, ficarão inviabilizadas pelo novo modelo adotado. “Soma-se a isso o fato de que não houve comunicação prévia, consulta pública ou apresentação de fundamentos que justifiquem os supostos ganhos operacionais dessa mudança”, ressaltou.
Veja Também
Projeto de Lei apresentado na sessão de terça-feira, 15, pelo vereador Edinaldo Neves, institui no Município de Corumbá, o Programa Espaço Seguro para Pipas,...
Últimas Notícias
- 02 de Maio de 2025 Presidente sanciona lei que torna permanente a Política Aldir Blanc
- 02 de Maio de 2025 Pós-Bolsonaro, Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de expressão no mundo
- 02 de Maio de 2025 Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Moinho Cultural apresenta Música Poética em três cidades de MS
- 02 de Maio de 2025 Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo
- 02 de Maio de 2025 Vereador Hesley pede informações sobre a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino
- 01 de Maio de 2025 Concurso Soy Loco por ti América no FAS vai selecionar produções de alunos que homenageiam o Forte Coimbra
- 01 de Maio de 2025 EE 2 de Setembro realiza reunião de apresentação do projeto “Estudantes no Controle 2025”
- 01 de Maio de 2025 PM realiza palestra no CAIJ sobre segurança digital e prevenção à violência contra crianças e adolescentes
- 01 de Maio de 2025 Aplicativo do MPT aprimora qualidade das inspeções em unidades prisionais de MS
- 01 de Maio de 2025 Prestação de contas é aprovada por maioria absoluta em AGO da Cassems
- 01 de Maio de 2025 Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
- 01 de Maio de 2025 NÃO HÁ O QUE SE COMEMORAR NESTE 1º DE MAIO
- 01 de Maio de 2025 INCLUSÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO AGRO BRASILEIRO
- 01 de Maio de 2025 DONA EVA GRANHA, NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO!
- 01 de Maio de 2025 POESIA MENSAGEIRA