Política
Eduardo Riedel é escolhido como coordenador do Pantanal no Consórcio Brasil Verde
Governador participa da Assembleia Virtual do Consórcio Brasil Verde.
Seg, 13 Março de 2023 | Fonte: Leonardo Rocha/Comunicação MS

O governador Eduardo Riedel foi escolhido nesta segunda-feira (13) pelos governadores como coordenador das ações e projetos do Pantanal no Consórcio Brasil Verde. Mato Grosso do Sul faz parte desta iniciativa que busca promover uma cooperação entre os estados para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas no Brasil.
Foi realizada uma assembleia virtual com os estados que participam do consórcio. “Apresentei meu nome e fomos escolhidos para ser o coordenador do bioma Pantanal, o que é importante para Mato Grosso do Sul porque dois terços do bioma está aqui. Poderemos levar o Pantanal e toda sua potencialidade para o restante do Brasil e do mundo”, afirmou o governador.
Riedel destacou que o Consórcio Brasil Verde vai levar ao Brasil grandes pautas voltadas ao meio ambiente, que vão gerar desenvolvimento sustentável a todos os estados. “Se trata de uma grande iniciativa, sou um entusiasta do consórcio, pois traz uma agenda fundamental para todos nós”, completou.
A reunião também definiu os coordenadores nacionais dos demais biomas, além do presidente do Consórcio, que será o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O estatuto e o contrato de rateio da organização já foram apresentados e no prazo de 30 dias serão aprovados os textos finais. O secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), fará parte do Conselho Administrativo. Ele acompanhou a reunião virtual ao lado do governador e da procuradora-geral do Estado, Ana Ali Garcia.

Consórcio
O Consórcio Brasil Verde foi lançado por diversos governadores durante a 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.
O objetivo é compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do sistema climático, de forma justa e ecologicamente equilibrada, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, conservando os biomas, buscando o desenvolvimento de soluções energéticas limpas, dentre outros.
A ratificação do Consórcio Brasil Verde faz parte do compromisso dos estados em cumprir as metas assumidas pelo País no âmbito do Acordo de Paris, assinado em 2015 durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima (COP21).
"O Consórcio foi um trabalho conjunto. A disponibilidade de recursos sempre passava pela União e a montagem do consórcio nos possibilitará a apresentação de uma série de projetos para botar recursos nos biomas. É o primeiro (consórcio) que trata da sustentabilidade, das mudanças climáticas. Este é um ponto importante ", salientou o secretário Jaime Verruck.
A iniciativa vai permitir, por exemplo, ganhos de escala na contratação de bens e serviços e nas ações voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, reduzindo os custos nos trabalhos realizados pelos participantes. O compartilhamento das informações entre os estados também vai propiciar uma troca de experiência e de boas práticas mais efetivas.
Veja Também
Ao participar, nesta terça-feira (28/02), de encontro com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geral...
Últimas Notícias
- 14 de Julho de 2025 Casa própria: comunidades indígenas, assentamentos e ribeirinhos serão contemplados com novas moradias
- 14 de Julho de 2025 MPF debate criação de memorial contra a ditadura na Casa da Morte
- 14 de Julho de 2025 Geração Olímpica Sub-16 representará Corumbá no Brasileiro de Ligas Sub-17
- 14 de Julho de 2025 Por iniciativa da PGE, Estado implementa modelo que padroniza penalidades aplicadas pelo Procon
- 14 de Julho de 2025 Novo Cadastro Nacional de Celulares com Restrição amplia segurança na hora de comprar aparelhos
- 14 de Julho de 2025 Defensoria aponta falha contratual e garante suspensão de descontos em benefício de aposentado em Corumbá
- 14 de Julho de 2025 Pantanal Tech MS pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos
- 14 de Julho de 2025 Obra audiovisual percorre os trilhos da memória ferroviária de MS
- 14 de Julho de 2025 Professores da OSB realizam residência pedagógica no Moinho Cultural com foco em formação musical e intercâmbio de saberes
- 14 de Julho de 2025 Qualifica Ladário 2025: formação em Inspetor de Obras recebe inscrições de 15 a 17 de julho
- 14 de Julho de 2025 Moto furtada em Ladário é recuperado por policiais militares após denúncia de populares
- 14 de Julho de 2025 Passageiro de ônibus de turismo foge pelo matagal e deixa bolsa com tabletes de maconha durante abordagem da PM em Corumbá
- 14 de Julho de 2025 Corumbá sedia etapa do MS ATIVO Municipalismo nesta terça-feira
- 14 de Julho de 2025 Operário empata com Uberlândia em casa e vê classificação ficar improvável
- 14 de Julho de 2025 Tribunal Eleitoral boliviano assegura eleições de agosto apesar de ataques e desinformação