36 ℃

Política

“Iniciativas são baseadas na valorização dos servidores e otimização da gestão pública”, diz secretária da SAD

Ana Nardes já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília

Seg, 16 Janeiro de 2023 | Fonte: Karina Vilas Boas/Comunicação MS


“Iniciativas são baseadas na valorização dos servidores e otimização da gestão pública”, diz secretária da SAD
Foto: Saul Schramm

A secretária de Administração do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Araújo Nardes, possui um currículo técnico e renomado. Ela é advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.

Em 2015 ingressou no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, Ana assumiu a área de compras do governo, onde atuou como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo de sua pasta será focar em um processo de efetiva modernização da gestão pública, tornar o Estado Digital, que compra melhor, mais barato, paga suas contas em dia e com altíssimo grau de transparência dos contratos públicos. 

O governador Eduardo Riedel pontuou muito sua capacidade técnica ao escolher seu nome para continuar tocando essa pasta, como foi sua trajetória até aqui?

Atuo a vinte e dois anos no serviço público, sou advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhei em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília. Acredito que estudar, se atualizar e se desafiar seja o caminho para podermos avançar, então os meus processos de conquistas sempre foram resultados de um esforço contínuo e de acreditar que aprendemos mais todos os dias.

Em 2015 ingressei no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, assumi a área de compras do Governo, onde atuei como secretária especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços, até assumir o desafio de ser secretária de Administração. Tenho sete especializações em  minha área, mestrado e estou caminhando para a realização do doutorado. Sou ativa, não me acomodo e estou sempre em busca de inovações e traçando novas metas que vão contribuir diretamente com a construção de um Mato Grosso do Sul cada vez melhor.

Qual o sentimento de ser escolhida novamente para este desafio de mais quatro anos de Gestão?

Sinto que possuo ainda mais responsabilidade, pois, conheço a máquina pública e tenho a missão de contribuir diretamente para fazer mais pela população sul-mato-grossense. Como advogada, poderia escolher a vida privada, mas eu optei por lutar pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, portanto me sinto sempre desafiada a entregar o meu melhor para o que me propus a fazer. Agradeço muito a confiança do governador, Eduardo Riedel e tenho certeza que faremos um o governo próspero, inclusivo, verde e digital.

Como vê que será o diálogo com os servidores públicos em relação a data base e outros assuntos importantes neste Governo?

O diálogo é o caminho das relações e somente através dele que conseguimos construir um governo democrático, portanto teremos as nossas portas abertas e estaremos em contato constante com todas as categorias de servidores, pois, é isso que nos norteia e faz com que alcancemos nossos objetivos.

 Um governo com uma gestão de recursos humanos mais moderna e tecnológica é o foco do governador Eduardo Riedel, qual a sua opinião sobre essa meta tão importante?

Já estamos avançando neste sentido. Todo o processo de férias dos servidores públicos já é digital e vários requerimentos também são virtuais. Além disso, cada servidor possui sua pasta digital, o que reduz significativamente o armazenamento de papel e otimiza a gestão de recursos humanos do Estado. Com certeza continuaremos avançando neste sentido, para termos de fato um Governo Digital, contribuindo diretamente com o processo de desburocratização, fomentando a sustentabilidade.

Como estão as questões relacionadas aos processos seletivos do Governo do Estado nesta gestão?

O que podemos adiantar é que estamos nos organizando para realizarmos um processo seletivo técnico para cargos comissionados, que serão embasados em critérios que visam otimizar e melhorar a gestão pública.

Sobre os Planos de Cargos e Carreiras, um anseio dos servidores públicos, como será este processo nesta gestão?

Estamos em processo de planejamento destas questões e realizando um levantamento que será apresentado para o governador, Eduardo Riedel, para depois divulgarmos como será a construção deste importante instrumento de valorização das carreiras dos servidores públicos, sempre cuidando da saúde financeira do Estado e da capacidade de investimento. Esse é um direito que precisa ser cumprido de forma responsável, haja visto que a folha de pagamento é hoje o maior gasto público que temos em Mato Grosso do Sul.

A Escola de Governo já possui planejamento de atuação para 2023, quais são os planos?

A Fundação da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul é uma entidade criada com o objetivo de promover a valorização e o desenvolvimento do servidor público, adequando-os aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público, por meio de um programa permanente de capacitação, elevando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão.

Desde a sua criação, a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul garantiu a milhares de servidores públicos a oportunidade de ampliar conhecimentos e adotar atitudes profissionais voltadas ao cumprimento de seus deveres com ética e eficiência. Também contribuiu para a melhoria da gestão pública e para a modernização do Estado. Ofertamos pós-graduações e também somos a única Escola de Governo que disponibilizou um mestrado em Inovação.

Estamos planejando e organizando nosso cronograma e continuaremos desenvolvendo as atividades alicerçadas em três linhas de atuação: Desenvolvimento do Servidor Público, Desenvolvimento da Cidadania e Melhoria da Governança.

Como Secretária de administração quais são os seus maiores desafios nesta nova gestão?

Meu maior desafio é responder à altura a confiança do governador, Eduardo Riedel e me pautar no compromisso de sermos gestores pacientes, com capacidade de diálogo e sensibilidade política, que são matérias primas fundamentais para superar diferenças, pacificar divergências, equacionar problemas e construir as condições necessárias para os avanços que queremos para o Estado. Junto com o nosso governador e nosso vice-governador lutaremos por um Mato Grosso do Sul moderno, desenvolvido e que cuide das pessoas.

Qual a mensagem final gostaria de deixar?

Vamos focar nos eixos estabelecidos pelo Plano de Governo do nosso governador, Eduardo Riedel, que visa ampliar a realização de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado profissional aos servidores do Estado e por meio de parcerias, implantar o programa Saúde do Servidor voltado à saúde física e mental, ergonômica e prevenção de acidentes, além de avaliar a adequação dos planos de cargos e carreiras visando a estruturação das carreiras de Estado. Fortalecer o sistema de previdência estadual, convocar candidatos aprovados em concursos públicos, otimizar a gestão do patrimônio imóvel do Estado e promover melhorias contínuas nos prédios públicos do Governo do Estado também integram as ações prioritárias. Todas iniciativas previstas são baseadas na construção de ações que valorizem os nossos servidores e otimizem a gestão pública.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Programa Mais Social segue atendendo mais de 87 mil famílias carentes do Estado

Com mais de 87 mil famílias beneficiadas, o programa Mais Social segue em 2023 levando comida na mesa de quem mais precisa, com um cartão social disponível p...

“Meta é ampliar escolas de tempo integral e recuperar prejuízos no aprendizado”, diz secretário de Educação

Com vasta experiência no setor, o professor Hélio Queiroz Dhaer assumiu o comando da Secretaria Estadual de Educação com a missão de levar ensino de qualidad...

Eduardo Riedel reitera seu apoio a democracia e as instituições durante Fórum de governadores

O Governador Eduardo Riedel esteve na noite de segunda-feira, 09 de janeiro, em Brasília, um dia após os atos terroristas de vândalos bolsonaristas que depre...

Últimas Notícias