18 ℃

Turismo

Dia do Turismo Ecológico: Empreendedor de Bonito contribui para mundo mais sustentável

Com conteúdo voltado ao turismo sustentável, Sebrae também oferece apoio a pequenos negócios, gestores e demais interessados no segmento

Dom, 05 Março de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrea/MS


Dia do Turismo Ecológico: Empreendedor de Bonito contribui para mundo mais sustentável
Divulgação

Considerada referência em ecoturismo no Brasil, a região de Bonito, localizada a cerca de 300 km de Campo Grande, é um local rico em oportunidades tanto para quem busca um contato mais próximo com a natureza quanto para quem pretende aproveitar o cenário para empreender. Este é o caso de Márcio Lima, proprietário da Lobo Guará Bike Adventure, empresa que possui sede no município e oferece serviço de aluguel de bicicletas e passeios por trilhas em áreas paradisíacas, com o acompanhamento do empreendedor e guia turístico que fundou o empreendimento há 13 anos.  O empresário se mudou no ano de 1997 para o local e sempre trabalhou com o ecoturismo.

De acordo com Márcio, o diferencial da Lobo Guará é aliar o ciclismo em áreas de exuberante fauna e flora à contação de histórias sobre a região e ao plantio de mudas nativas, garantindo uma experiência sustentável aos clientes. “Já plantamos 11 mil mudas de árvores em todos esses anos. Eu sempre gostei muito desse lugar e faço o que posso para preservar. As pessoas veem isso e também fazem sua parte participando das trilhas e plantando as mudas, ao mesmo tempo em que se encantam com as histórias locais e as curiosidades que conto sobre as plantas e animais”, afirmou o empresário.

O empreendedor relembra que a origem do nome do negócio está ligada ao seu propósito, a conexão com a natureza. “Uma vez, andando de bike na rodovia, um Lobo Guará saiu da mata e entrou na minha frente permanecendo por alguns quilômetros como se me guiasse. Foi então que decidi prestar uma homenagem a esse momento e batizar o meu negócio com esse nome em forma de respeito e gratidão”, completou Márcio Lima.

Turismo em alta

Empreendedores como Márcio Lima encontraram no turismo a possibilidade de geração de emprego e renda. Com o fim do período crítico da pandemia de Covid-19, o setor vem se recuperando cada vez mais, com potencial de expansão no País. Para se ter uma dimensão, o estudo “Uso de Novas Ferramentas Para Um Turismo Mais Sustentável e Eficiente”, publicado no Portal Sebrae de Ecoturismo, mostra que o mês de setembro de 2022 apresentou crescimento de 22,5% das atividades turísticas em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em Mato Grosso do Sul, ainda conforme a pesquisa, o turismo corresponde a 4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB).

Quando o assunto é o ecoturismo, Mato Grosso do Sul se destaca por conta da região da Serra da Bodoquena e Bonito, que já foi eleita 16 vezes como o “Melhor Destino de Ecoturismo” do Brasil pela revista especializada “Viagem e Turismo”.  O levantamento “Os Destinos de Ecoturismo: Mato Grosso do Sul”, também disponível no Portal, aponta que o ecoturismo é a terceira maior motivação de quem chega ao estado pela capital Campo Grande.

Polo Sebrae de Ecoturismo

O Polo Sebrae de Ecoturismo dedica-se à produção e disseminação de conteúdos voltados para ajudar diversas pessoas interessadas e envolvidas no setor do Turismo a implementar ações de forma prática à sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros. Localizado em Bonito, na Unidade Regional do Sebrae/MS no município, o Polo de Ecoturismo é o primeiro do Sistema Sebrae voltado a este tema e o Portal Sebrae de Ecoturismo é uma de suas principais ações.

Dentre os objetivos do centro de referência, estão o aumento da competitividade dos pequenos negócios, com inovação e sustentabilidade; o aproveitamento dos recursos naturais e socioculturais de maneira consciente; o apoio da comunidade local no desenvolvimento do potencial turístico local; e a promoção de atendimentos, programas e ações que visem a conservação de recursos naturais.

Mais informações sobre o Polo Sebrae de Ecoturismo podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3255-6500 ou clicando aqui.  Outras iniciativas e serviços oferecidos pelo Sebrae/MS estão disponíveis pelo telefone 0800 570 0800 ou pela página oficial.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias