21 ℃

Cultura

Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida

A apresentação dos jovens passistas; mestre-sala e porta-bandeira; ritmistas e intérpretes trouxe a certeza que Corumbá terá samba de qualidade por muito tempo.

Qua, 15 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria PMC


Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida
Fotos: Clóvis Neto/PMC

A participação da Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ na segunda noite do ensaio técnico nesta terça-feira, 14 de fevereiro, mostrou que a tradição do carnaval corumbaense está garantida. A apresentação dos jovens passistas; mestre-sala e porta-bandeira; ritmistas e intérpretes trouxe a certeza que Corumbá terá samba de qualidade por muito tempo.

A “Corumbá do Amanhã’ vai participar pela primeira vez do carnaval. Em torno de 600 integrantes mirins vão desfilar na terça-feira, 21 de fevereiro, como uma das atrações do Carnaval Cultural. O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam o ensaio.

Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida

“O projeto surgiu com o objetivo de garantir a manutenção da tradição do nosso Carnaval. A partir dessa iniciativa, estamos descobrindo também vários talentos, várias crianças que podem se destacar no futuro”, disse a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

“Trabalhamos no contraturno escolar, é uma proposta para aprendizado e valorização da nossa cultura e, vamos além. Também começamos a capacitar e qualificar os pais, que tiveram aulas de corte e costura. Tiveram ainda, aulas relacionadas à confecção de escultura para carros alegóricos. Trabalhamos não só a parte cultural, mas, principalmente, a questão social”, detalhou a secretária de Assistência Social.

Amanda ressaltou que aproximadamente 600 crianças e adolescentes, dos mais variados bairros da cidade, participam do projeto que é executado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “Todas as escolas da Rede Municipal estão envolvidas no projeto e também a Oficina de Dança”, completou. 

O projeto social Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’ é uma iniciativa da Prefeitura, sob execução e coordenação da Secretaria Municipal de  Assistência Social e Cidadania. Atende crianças e jovens de  8 a 17 anos no contraturno escolar com oficinas de percussão, violão e  cavaquinho, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas, rainha de bateria e também com oficinas de corte e costura para os pais. 

Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida

Iniciativa pioneira

Depois da passagem da ‘Corumbá do Amanhã’ no ensaio técnico das escolas de samba, o prefeito Marcelo Iunes ressaltou que a iniciativa da Prefeitura em realizar o projeto da escola de samba mirim foi exaltada pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba).

“Em recente visita do presidente da Fenasamba a Corumbá, nosso projeto da escola de samba mirim foi apontado como pioneiro, inédito no Brasil. A escola de samba ‘Corumbá do Amanhã’ é um projeto incentivado pelo Município. Muitas escolas de samba do Rio de Janeiro têm projetos mirins, mas são para ensinar dentro daquela comunidade específica. Aqui, é aberto para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, disse o prefeito.

Marcelo Iunes reforçou a importância da iniciativa para garantir a preservação da tradição do carnaval corumbaense. “Começamos o projeto com a ideia de não deixar a tradição do Carnaval de Corumbá acabar. Percebemos que em muitos lugares está acabando. Em Corumbá  a gente vê que a cada ano o carnaval está crescendo; mas existe a preocupação sobre quem vão ser os passistas, ritmistas, mestres de bateria, músicos, compositores no futuro. Partindo dessa avaliação criamos o projeto da escola de samba mirim”, afirmou.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, disse que com o ‘Corumbá do Amanhã’ a Prefeitura garante a sequência do carnaval corumbaense por muitos anos. “É uma grande iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, para garantir o futuro do nosso carnaval. Com certeza, o carnaval de Corumbá, a partir desse projeto maravilhoso vai ter grande continuidade. Por muito tempo teremos a alegra do carnaval corumbaense”, finalizou.

Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida

Depois da passagem da Corumbá do Amanhã, a segunda noite do ensaio técnico teve participação das escolas de samba: Estação Primeira do Pantanal; Imperatriz Corumbaense; Unidos da Major Gama; A Pesada e Unidos da Vila Mamona. Confira abaixo o samba enredo da ‘Corumbá do Amanhã’.

Corumbá do Amanhã prova que tradição do Carnaval corumbaense está garantida

Corumbá do Amanhã no Reino da Imaginação

  Na Corumbá do amanhã
  Meu sonho será real
  Um mundo encantado
  Em pleno Pantanal
 
  Meu primeiro desfile
  É uma viagem na imaginação 
  Sou um pequeno Jacaré 
  Nesse cenário de ilusão 
  A mente me convida a viajar 
  Um novo universo a descobrir
  As portas estão abertas 
  A senha pra entrar é sorrir
 
  No palácio dos sonhos
  Tem princesa de todo lugar
  A branca de neve com toda beleza
  O lobo mau de gigante olhar
  A chapeuzinho vai te derrotar
 
  Soldadinho de chumbo
  Toca o tambor pra se alegrar 
  Ser herói ou heroína
  Tudo é a fantasia
  Que nos faz encantar
  O tempo não tem limite 
  A nossa infância não tem hora pra acabar
  Sou… a criança que está dentro de você 
  De azul vermelho e amarelo
  Deixe a magia acontecer

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Blocos de Carnaval Independentes se reúnem com FCMS e Setescc para parceria durante os festejos

Na manhã desta sexta, 03, representantes de 10 blocos independentes que realizam o carnaval de rua de Campo Grande se reuniram com o Presidente da Fundação d...

Carnaval 2023: abertas inscrições para barracas; ambulantes; bares e food trucks

Abertas nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, as inscrições para a concessão de autorização para utilização dos espaços públicos dentro do perímetro oficial ...