22 ℃

Educação

Com mais de 300 atendidos, PCAF, da Cidade Dom Bosco, inicia as atividades de 2023

No período matutino, são atendidas crianças e adolescentes; no vespertino, apenas adolescentes.

Qui, 16 Março de 2023 | Fonte: Karine Dias/Assessoria


Atividades de acolhida, momentos de interação, jogos, brincadeiras, momentos reflexivos e partilha. Assim foram os primeiros dias de atividades do PCAF (Programa Criança e Adolescente Feliz), da Cidade Dom Bosco, neste ano. As atividades iniciaram neste mês e, em 2023, estão sendo atendidas mais de 330 crianças e adolescentes corumbaenses.

Responsável pelo PCAF, a educadora Karen Simões explica que, no período matutino, são atendidas crianças e adolescentes e, no vespertino, apenas adolescentes de 12 a 18 anos. “Nos três primeiros dias, foram preparadas diversas atividades de acordo com a faixa etária dos inscritos. Na segunda semana, os inscritos puderam conhecer as oficinas ofertadas e escolher qual desejavam participar”, explica.

Com mais de 300 atendidos, PCAF, da Cidade Dom Bosco, inicia as atividades de 2023

Para este ano, a meta, segundo a educadora, é “trabalhar os direitos das crianças e dos adolescentes em uma perspectiva salesiana, tomando como base os ensinamentos de Dom Bosco, a Campanha da Fraternidade e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”.

Rael Gomes Guimarães tem 16 anos diz que, nas duas primeiras semanas, já aprendeu muito no PCAF. “Além de me mostrar visões diferentes de outras pessoas, é divertido conviver com pessoas novas e me faz esquecer de responsabilidades externas por um instante. O PCAF é uma responsabilidade completamente diferente da escola. O ambiente, as pessoas, a forma de trabalhar, tudo é completamente diferente”, garante.

O adolescente já escolheu qual oficina fazer, mas afirma que a experiência do rodízio é muito boa. “Aprendi e escutei os professores”, conta Rael.

Educanda do PCAF há quase um ano, Eloize Inês, 17 anos, conta que ficou surpresa com tudo o que aconteceu no início das atividades deste ano. “Eu, que já sou educanda, me surpreendi com a versatilidade desse comecinho de ano no PCAF e me sinto feliz por estar fazendo parte deste ciclo. Até o fim do ano, espero viver as mais fascinantes emoções. Espero poder me entregar e deixar ainda mais meu nome nessa instituição”, garante a estudante.

Eloize afirma, ainda, que cada novo ensinamento é cativante. “É lindo ver que tudo o que Dom Bosco nos ensina se faz vivo em cada parede salesiana. Sinto o amor em cada educador e a cada conhecimento passado”.

Sobre a Cidade Dom Bosco

Fundada há 61 anos, a Cidade Dom Bosco é uma organização sócio assistencial que atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estendendo suas ações ao grupo familiar do seu público-alvo, na cidade de Corumbá/MS

Atualmente, a organização desenvolve três programas sociais, sendo eles o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), Programa Adoção a Distância e o Programa Adolescente Aprendiz.

As ações da organização buscam a prevenção de situações de riscos, por meio de aquisições e desenvolvimento de habilidades, proporcionando fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio da oferta de oficinas de geração de renda, culturais, esportivas, lazer, inserção no mercado de trabalho e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Centrada na pedagogia de Dom Bosco, nos valores cristãos, a Cidade Dom Bosco oferece serviços à população assegurando que todos que buscam pelas atividades desenvolvidas, sejam respeitados em suas individualidades.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News