Política
CORRUPÇÃO ABUSIVA
Sáb, 03 Maio de 2025 | Fonte: Pedro Cardoso da Costa
Pelas reportagens que aparecem na mídia, percebe-se que a corrupção tomou conta de ponta a ponta do Brasil. Para amenizar, os termos utilizados são diversos: desde "o dinheiro não foi utilizado como deveria" ou "não foi aplicado" até "desvio de verbas".
Trata-se de prática tão antiga e reiterada que, apesar de verbalmente combatida, tornou-se natural e até desejada por aqueles fora da administração pública, que costumam afirmar que praticariam corrupção se ocupassem um cargo público. Também é quase consensual a ideia de que o meio político torna todos corruptos e que seria impossível não se corromper.
Mas a corrupção segue a cartilha brasileira de debater tudo e não solucionar nada. E assim, mesmo sendo um pleonasmo, a corrupção tornou-se abusiva.
Por todo o Brasil, há uma aparente corrupção disfarçada de legalidade. Cidades minúsculas e paupérrimas, onde grande parte da população depende de benefícios sociais, contratam artistas famosos por milhões de reais. No São João de 2024, a cidade de Sátiro Dias, no interior da Bahia, pagou 900 mil reais por um show de Wesley Safadão. Não é um caso isolado; é tradição desse município investir cifras exorbitantes em cachês de artistas famosos.
Essas mesmas pequenas prefeituras mantêm uma prática recorrente de remunerar seus “representantes” informais em vilarejos ou comunidades. Eles não possuem nenhum tipo de vínculo contratual formal: simplesmente exercem influência política e são pagos por isso. Não há registro de qualquer intervenção do Ministério Público da localidade para investigar e parar com essas contratações informais.
Em Sergipe, a cidade de Maruim, com 17 mil habitantes, já teve 23 secretarias. Reduziu para 12, mas segue ampliando e já voltou a 18. Faltam apenas cinco para recuperar o patamar anterior. Entre as secretarias, figuram a de Segurança Pública, a de Articulação Política e até a de Governo.
Em editorial de 11 de fevereiro de 2025, o jornal O Popular, de Goiânia, informava que a Assembleia Legislativa de Goiás criou mais 170 cargos comissionados para abrigar ex-prefeitos do interior e seus auxiliares, ao custo de 15 milhões de reais por ano. O detalhe mais deprimente: a Assembleia já contava com 5.280 cargos comissionados, um número maior que a população de cerca de 120 cidades do estado.
Como a Assembleia tem 41 deputados, cada parlamentar passará a dispor de 133 servidores comissionados, sem contar os efetivos, cujo número sequer foi especificado pela reportagem.
A cereja do bolo dessa corrupção abusiva é a luta da Câmara dos Deputados para, flagrantemente contrariando princípio constitucional, manter o sigilo das emendas parlamentares, escondendo do povo como os valores são gastos. Por lógica ululante, se não fosse para desviar parte do dinheiro, qual seria a razão do sigilo?
É preciso formar uma cultura de resistência a essa corrupção generalizada e cobrar das instituições de fiscalização uma atuação mais eficaz no combate e, principalmente, na prevenção. A mídia constantemente divulga escândalos de corrupção, mas raramente se tem notícia da devolução de um centavo aos cofres públicos.
E o resultado de tanta corrupção está nos cem milhões sem saneamento básico, 33 milhões sem água potável, seis milhões sem banheiro, mais de onze milhões de analfabetos, que não assinam o nome sequer. Nem é preciso citar outros tantos milhões de sem nada.
Pedro Cardoso da Costa / Interlagos-SP
Veja Também
O vereador Alexandre Vasconcellos busca informações junto ao Poder Executivo Municipal em relação ao estágio atual da implantação do Projeto de Lei que dispõ...
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 101/2025, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), que declara de Utilidad...
A instituição de Política Municipal de Fomento à Empregabilidade de Mães Atípicas em Corumbá é o que foi proposto esta semana na Câmara pelo vereador Marcelo...
O Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2025, divulgado nesta sexta-feira (2) pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), aponta que a liberdade de imprensa...
Últimas Notícias
- 03 de Maio de 2025 Alexandre cobra do Executivo, Projeto de Lei que reduz carga horária a profissionais de saúde
- 03 de Maio de 2025 Proposta utilidade pública à entidade que promove culturas Afro-Brasileiras e Indígenas
- 03 de Maio de 2025 Operário vence Uberlândia de virada e desencanta na Série D do Brasileiro
- 03 de Maio de 2025 Inclusão e TRANSformação: fomentando a empregabilidade de pessoas trans
- 03 de Maio de 2025 Mais Médicos: Mato Grosso do Sul recebe profissionais para reforçar atendimento no estado
- 03 de Maio de 2025 Vacinação em Corumbá segue para grupos prioritários
- 03 de Maio de 2025 VÍDEO: Bombeiros salvam recém-nascido após engasgar com leite em Corumbá
- 03 de Maio de 2025 Projeto de Lei institui Política de Fomento à Empregabilidade de Mães Atípicas
- 03 de Maio de 2025 A IGREJA CATÓLICA - ETERNA E SUA DIMENSÃO TEMPORAL
- 03 de Maio de 2025 CORRUPÇÃO ABUSIVA
- 03 de Maio de 2025 IMPOSTO NOS EUA MOSTRA QUANDO O BOLSO FALA MAIS ALTO QUE A IDEOLOGIA
- 02 de Maio de 2025 Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
- 02 de Maio de 2025 Batida entre veículos deixa três feridos no bairro Aeroporto em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-262, próximo a Maria Coelho em Corumbá
- 02 de Maio de 2025 Bombeiros de MS e Força Nacional alinham estratégias para integração durante a Operação Pantanal