31 ℃

Política

TRE/MS cassa Rafael Tavares e Paulo Duarte assume como deputado

Houve negligência do PRTB em substituir duas candidatas que tiveram suas candidaturas indeferidas

Seg, 13 Fevereiro de 2023 | Fonte: Lucia Morel e Thays Schneider/CAMPO GRANDE NEWS


TRE/MS cassa Rafael Tavares e Paulo Duarte assume como deputado
Paulo Duarte e Rafel Tavares - Fotos: Divulgação/Alems

O deputado Rafael Tavares (PRTB) teve sua candidatura cassada por fraude praticada pelo partido pelo qual se elegeu e Paulo Duarte (PSB) assumirá. Julgamento nesta tarde considerou que houve negligência do PRTB em substituir duas candidatas que tiveram suas candidaturas indeferidas. 

Lei federal determina que 30% das candidaturas sejam femininas e em Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) apresentado pelo partido em março à Justiça Eleitoral, havia 25 candidatos, sendo 17 homens e oito mulheres. Após o indeferimento de Camila Monteiro Brandão e Sumaira Pereira Alves Abrahão, sobraram 17 candidatos e seis candidatas, descumprindo a cota.

“E mesmo assim, o partido não as substituiu e não reduziu a quantidade de homens. Desde o início elas estavam inelegíveis e com plena ciência do partido”, afirmou o relator do caso, desembargador Paschoal Carmelo Leandro. Camila não estava quite com a Justiça Eleitoral por causa das eleições de 2020 e Sumaira não se descompatibilizou de cargo público. 

No decorrer da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, impetrada pelo União Brasil em 14 de outubro do ano passado, o PRTB não conseguiu comprovar que as duas candidaturas teriam sido apenas para cumprir paliativamente a cota, sem haver, de fato, intenção de concorrência. 

“Os partidos devem cumprir a exigência (de cumprimento da cota de gênero) durante todo o processo eleitoral e ao facultar essa interpretação, se permite que partidos possam com artimanhas e jeitinhos, burlar a efetiva participação mínima das mulheres, cumprindo a lei apenas no papel”, definiu Carmelo Leandro.

Assim, foi determinada a nulidade de todos os votos dados ao PRTB e seus candidatos nas Eleições 2022 e assim, o único eleito, Tavares, perdeu o cargo. Foi assim também definida a inelegibilidade  das duas rés por oito anos e “anular os votos do PRTB a todos os candidatos aos cargos e a retotalização das respectivas vagas”. O voto do relator foi seguido por todos os demais juízes.

União Brasil - a senadora Soraya Thronicke, presidente do partido que impetrou ação contra o PRTB, disse ao Campo Grande News que a cassação por fraude é uma vitória de todas as mulheres.

"O PRTB não cumpriu a cota feminina e amanhã ele não é mais deputado, mais uma conquista. O PRTB vai pagar caro por isso, por que não se brinca com mulheres brasileiras, parabenizo o União Brasil mais vez", sustentou.

Sobre o deputado que assumirá o cargo, ela afirma que não conhece Paulo Duarte, mas "abracei essa causa. O partido teve consciência, não quero um deputado que cometa fraudes na legislação. Tentaram me intimidar, mas vou lutar até o fim pelo direito das mulheres". 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Soraya Thronicke registra boletim após ser xingada em entrevista ao vivo

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal (PF) de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, após ser vítima de ...

GT aponta que agressão verbal contra senadora em programa de rádio pode configurar violência política de gênero

Agressões verbais contra candidatas ou detentoras de mandato eletivo, que menosprezam ou discriminam a condição de mulher, com o intuito de constrangê-las ou...

TRE do Ceará decide cassar toda a bancada estadual do PL por fraude à cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu nesta segunda-feira (15) cassar todos os deputados estaduais eleitos pelo PL nas eleições de 2022. A ...

Últimas Notícias