Saúde
Edital abre mais de 6,2 mil vagas no Mais Médicos em todo o país
Programa que busca garantir o atendimento na atenção primária prevê vagas em municípios das 27 Unidades Federativas.
Ter, 18 Abril de 2023 | Fonte: Secretaria de Comunicação Social
O Diário Oficial da União desta terça-feira, 18/4, trouxe o Edital nº 4, que prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa Mais Médicos para o Brasil, do Ministério da Saúde. São 6.252 vagas em municípios das 27 Unidades Federativas para atuação pelo período de quatro anos.
O Mais Médicos foi retomado oficialmente em março de 2023 e prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim do ano. A intenção do Governo Federal é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.
Com isso, a intenção é que 96 milhões de brasileiros tenham garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Com atuação nas unidades básicas, esse primeiro atendimento faz o acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. O investimento previsto por parte do Governo Federal é de R$ 712 milhões neste ano.
A prioridade no Mais Médicos é para profissionais formados no Brasil. Se sobrarem vagas, podem ser acionados brasileiros formados no exterior. Se ainda assim não forem preenchidos todos os postos, haverá espaço para médicos estrangeiros estabelecidos no Brasil e, por último, para médicos estrangeiros.
INCENTIVOS - Um dos desafios no atendimento às regiões de difícil acesso é a permanência dos profissionais. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde indica que 41% dos participantes do programa desistem em busca de capacitação e qualificação.
Para reduzir essa rotatividade e garantir a continuidade da assistência, o Mais Médicos traz mais oportunidades educacionais e de formação. O médico que participa do programa poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões remotas.
Para apoiar a continuidade das médicas mulheres, também será feita uma compensação para atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS. Para os participantes do programa que se tornarem pais, será garantida licença com manutenção de 20 dias.
O Mais Médicos também quer atrair os profissionais formados com apoio do Governo Federal. Os beneficiados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que participarem do programa poderão receber incentivos, o que ajudará no pagamento da dívida.
Outro desafio é a ampliação da formação de médicos de família e comunidade, que são aqueles direcionados para o atendimento nas unidades básicas de saúde. Os médicos aprovados e que cumprirem o programa de residência em áreas remotas também receberão incentivos do Ministério da Saúde – incluindo profissionais do FIES.
Veja Também
O Programa Mais Médicos alcançou, neste 28º ciclo, a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. O chamamento ofertou 6.252 vagas, incluindo ...
As inscrições para o Programa Mais Médicos estarão abertas a partir da sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Mi...
O cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada do SUS, volta a ser prioridade do Ministério da Saúde. Com investimento d...
Últimas Notícias
- 15 de Janeiro de 2025 Detran alerta condutores que não envia SMS ou E-mail com informações de suspensão da CNH
- 15 de Janeiro de 2025 Sebrae faz visita de cortesia à Prefeitura de Ladário com foco no empreendimento local
- 15 de Janeiro de 2025 Em visita à Fundação da Cultura, prefeito Dr. Gabriel trata da situação estrutural de equipamentos culturais
- 15 de Janeiro de 2025 SES e Iagro unem forças e lançam campanha de combate às arboviroses em áreas rurais
- 15 de Janeiro de 2025 Cejusc de Corumbá fecha 2024 com mais de 80% de acordos homologados em 2024
- 15 de Janeiro de 2025 Federação realiza pré-temporada para arbitragem sul-mato-grossense
- 15 de Janeiro de 2025 Guarda Municipal de Ladário realiza treinamento de defesa pessoal com a PM para o Carnaval 2025
- 15 de Janeiro de 2025 Segurança pública é tema de reunião do prefeito com delegado regional da Polícia Civil
- 15 de Janeiro de 2025 Receita revoga ato normativo que modernizava fiscalização do Pix
- 15 de Janeiro de 2025 A ANISTIA QUE NÃO DEVE SER
- 15 de Janeiro de 2025 OS LADRÕES DA SEGURIDADE SOCIAL
- 15 de Janeiro de 2025 Deputado Beto Pereira e prefeito Marçal Filho se reúnem com a Azul para retomada de voos no Aeroporto de Dourados
- 15 de Janeiro de 2025 Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo Fies
- 15 de Janeiro de 2025 Receita Federal apreendeu cerca de 6 toneladas de drogas em 2024 no Mato Grosso do Sul
- 15 de Janeiro de 2025 Corumbá e Ladário impulsionam mineração do Estado com novas reservas e investimentos em sustentabilidade