Cultura
Sebrae/MS apoia empreendedores locais do Pantanal com capacitação em associativismo
Empresários da loja coletiva Espaço Corumbá Produz recebe conhecimento para que possam formalizar o trabalho em conjunto.
Seg, 10 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae/MS
O Sebrae/MS tem oferecido apoio aos empreendedores locais do Pantanal, por meio do incentivo ao associativismo, como parte das ações do programa Pró Pantanal. Em Corumbá, um grupo de empresários que busca a formalização de uma loja coletiva especializada em culinária e artesanato regional já foi atendido pela iniciativa. Denominado “Espaço Corumbá Produz”, o local gerenciado pelos empreendedores oferece ao público uma ampla variedade de produtos típicos da região, desde alimentos feitos à base de bocaiúva e mel pantaneiro, além de peças confeccionadas com trançados de fibra de aguapé e couro de jacaré.
Para auxiliar o grupo na organização da atuação em conjunto, o Sebrae/MS promoveu a oficina “O associativismo que transforma oportunidades em bons negócios”. Durante o treinamento, realizado no Centro Sebrae Pantanal, na última semana, entre terça-feira (4) e quarta-feira (5), os participantes puderam entender mais sobre a temática e se organizar para seguir os trâmites da formalização do grupo. “O Sebrae tem essa função de ajudar as empresas a se desenvolverem, e a gente quer que a formalização seja uma realidade para elas”, afirmou a analista administrativa do Sebrae/MS, Larissa Moraes.
No primeiro dia de treinamento, foi apresentada uma visão geral sobre associativismo, destacando as possibilidades e os desafios presentes na forma coletiva de trabalho. Já na segunda etapa, aprofundou-se na forma de gestão de associações, trazendo o amparo legal dos artigos do Código Civil que competem às associações e detalhando cada um deles. Em seguida, foi proposta a elaboração do estatuto social da formalização do grupo.
A administradora do empreendimento Maria Arteira, Araceli de Amorim Padilha, que produz bichos de pano inspirados no Pantanal e costura criativa, destacou a importância da capacitação para a formalização do grupo. “A gente tem muita coisa para aprender e eu pretendo me aprofundar mais ainda no tema, principalmente agora, que queremos nos formalizar como associação. Acredito que a capacitação foi muito importante para nós, foi o divisor de águas e imprescindível”, afirmou.
A pedagoga e empreendedora social, Luciene da Costa Cunha, enfatizou a importância de trabalhar o coletivo por meio do consenso entre os membros da associação. “Nós somos um grupo de 21 negócios sociais e todos com sua especificidade. Mas, juntos, podemos ser muito mais fortes e conquistar o mundo”, ressaltou Luciene.
Já a artesã Andrea Teixeira Albanese, também destacou o valor da capacitação para a coletividade. “Foi um crescimento enorme para mim, porque eu achava que era um bicho de sete cabeças, e é uma coisa tão transformadora, que vai fazer tão bem para a gente, para a coletividade, para o nosso espaço, que eu estou encantada”, concluiu.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e as ações realizadas, entre em contato com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Veja Também
Na próxima quinta-feira, 30 de março, Corumbá sediará o evento “Emprega Mulher”, que visa auxiliar a inserção de mulheres no mercado de trabalho da região. A...
A Prefeitura Municipal de Miranda aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o...
Últimas Notícias
- 30 de Novembro de 2024 Corumbaense vence Náutico e está na decisão do Estadual Sub-15
- 30 de Novembro de 2024 Vestibular UFMS será aplicado em 11 municípios de Mato Grosso do Sul neste domingo, 1º
- 30 de Novembro de 2024 Plantio inédito de Pau-Santo é realizado em aldeias na TI Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul
- 30 de Novembro de 2024 “Pantanal em Alerta”, do MPMS, recebe selo de excelência ambiental do CNMP
- 30 de Novembro de 2024 Municípios de Mato Grosso do Sul receberão unidades de saúde por meio do Novo PAC
- 30 de Novembro de 2024 Papa Francisco nomeia novo bispo para a Diocese de Corumbá
- 30 de Novembro de 2024 Finalistas do Estadual Sub-15 são definidos neste sábado em Campo Grande
- 30 de Novembro de 2024 AINDA ESTAMOS AQUI
- 30 de Novembro de 2024 VALIOSA SOLIDÃO
- 30 de Novembro de 2024 A FILOSOFIA DO DESARME EM PALAVRAS E POSTURAS
- 29 de Novembro de 2024 Prêmio Professor por Excelência destaca ações inovadoras e valoriza profissionais da REME
- 29 de Novembro de 2024 Governo de MS garante repasse de R$ 1,32 milhão para o carnaval de Corumbá 2025
- 29 de Novembro de 2024 Festival de curtas-metragens leva mostra pras crianças nesta sexta-feira em Corumbá
- 29 de Novembro de 2024 Corumbá receberá três novas ambulâncias do SAMU viabilizados pelo Novo PAC do Governo Federal
- 29 de Novembro de 2024 MPT-MS reforça o papel dos conselheiros tutelares no combate ao trabalho infantil em seminário da ACETEMS