18 ℃

Geral

Startup sul-mato-grossense desenvolve solução para o meio jurídico e se destaca no segmento

Alfa Neo Inteligência Artificial recebeu o apoio do Sebrae/MS, por meio do Living Lab, para se tornar a primeira startup jurídica do estado.

Sex, 31 Março de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa


O acesso às informações de forma fácil e rápida, por meio dos sites de pesquisa na internet, já se tornou uma prática tão comum no dia a dia das pessoas que é quase impossível imaginar o mundo atual sem esse tipo de ferramenta. Nesse sentido, a equipe da “Alfa Neo – Inteligência Artificial” tem se destacado com uma inovação que facilita pesquisas em bancos de dados do âmbito judiciário pelos advogados. A startup, primeira do segmento jurídico em Mato Grosso do Sul, contou com o apoio do Sebrae, por meio do Living Lab, durante o processo de desenvolvimento da inteligência artificial, que começou há cerca de dois anos.

Startup sul-mato-grossense desenvolve solução para o meio jurídico e se destaca no segmento
Foto: Bruno Henrique - Governo do Estado de Mato Grosso do Sul 

Com idealização dos empreendedores Charles Felipe Viegas e Renato Ishii, a plataforma unifica jurisprudência de diversos tribunais e possibilita a pesquisa por semântica, com filtros detalhados, além de resultados mais precisos utilizando a Inteligência Artificial (IA). A demanda surgiu de advogados que perdiam tempo buscando informações em diversas fontes diferentes. Deste modo, os idealizadores e mais oito pessoas desenvolveram a startup por meio de um edital de 2019 do programa Centelha, que investe em ideias inovadoras e é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), no âmbito do Governo do Estado.

“Sempre trabalhei desenvolvendo sistemas corporativos, sistemas para governo e atuando como consultor, principalmente no interior de São Paulo. Após voltar para Campo Grande, reencontrei o Renato, que foi meu colega de faculdade e é professor. A partir de então, conversamos e resolvemos unir minha vontade de desenvolver algo inovador na área de sistemas à vontade do Renato de tornar toda sua experiência em pesquisa em algo prático e acessível para as pessoas”, afirmou Charles, que é graduado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Informação e Marketing Digital.

Ainda de acordo com o analista, o objetivo da startup a partir de agora é continuar facilitando o acesso das pessoas à informação com base em sistemas intuitivos e de fácil utilização, democratizando o uso das chamadas “redes neurais”. “Após deixarmos o espaço do Living Lab, constituímos sede própria e atualmente oferecemos serviços para terceiros através do desenvolvimento de projetos sob encomenda. A experiência que tivemos junto ao Living nos permitiu entrar em contato com outras startups e conhecer esse ecossistema mais profundamente, além de realizar conexões”, pontuou Charles, que irá lançar nos próximos meses mais um projeto junto à equipe da Alfa Neo, denominado “IA in Box”.

Inicialmente, a startup atua em Mato Grosso do Sul, a partir do vínculo ao banco de dados jurídico do estado. Porém, a proposta é expandir o serviço para demais regiões do país. A empresa também possui outras soluções e serviços de Inteligência Artificial no campo jurídico. Os interessados podem entrar em contato pelo perfil da Alfa Neo na rede social Instagram.

Apoio para negócios inovadores

Para conseguirem desenvolver a Alfa Neo, uma lawtech ou legaltech – como são nomeadas as startups que fornecem produtos e serviços tecnológicos voltado ao segmento jurídico –, os empreendedores percorreram um intenso caminho rumo à inovação, com testes, busca por financiamentos e estudo do mercado. Neste processo, eles realizaram diferentes adaptações no projeto inicial e contaram com o apoio do Living Lab e sua rede de parceiros.

Criado para falar sobre empreendedorismo e inovação de forma “disruptiva”, o Living Lab foi iniciado pelo Sebrae/MS em 2016, com a proposta de desenvolver ideias inovadoras e startups no Mato Grosso do Sul. No espaço, a comunidade traz ideias, discute por meio de mentorias que promovem conexões, e o laboratório busca a aceleração dos projetos, para que os negócios possam ser escaláveis. O local ainda abriga o LabMaker, cujo objetivo é proporcionar a criação, discussão, aprendizado e compartilhamento de informações sobre todo o processo e parte técnica das ferramentas de prototipagem.

Nesse ambiente, os empreendedores encontram impressoras 3D, cortadora a laser, equipamentos de marcenaria e serralheria, Scanner 3D, entre outras máquinas, que permitem a execução de projetos de soluções físicas e de automação. O objetivo é incentivar o empreendedor a colocar a “mão na massa”, com o suporte necessário para o uso dos equipamentos e execução dentro do espaço. Através da trilha chamada “Prototype”, o interessado se cadastra no site e detalha a proposta do projeto, que é avaliada pela equipe do LabMaker.

Para mais informações sobre as ações de inovação em Mato Grosso do Sul, os interessados podem acessar o portal do Living Lab, em livinglabms.com.br. O laboratório fica na Rua Brasil, 205, em Campo Grande (MS). O horário de atendimento é de 8h a 12h e de 14h 17h. Os demais serviços e capacitações oferecidos pelo Sebrae/MS podem ser acessados pelo telefone 0800 570 0800.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

sebrae-ms