36 ℃

Cidade

Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais

Em Corumbá, curso mostrou técnicas para implantação e desenvolvimento da piscicultura, com o objetivo de fortalecer cadeia produtiva local.

Qua, 05 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae/MS


Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais
Fotos: Divulgação/Sebrae-MS

Mais de 20 piscicultores participaram, no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, de um curso gratuito voltado ao desenvolvimento da piscicultura. A capacitação, realizada entre os dias 31 de março a 1º de abril, foi fruto de uma parceria entre o Sebrae, por meio do programa Pró Pantanal, junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), via programa Peixe Sempre, Sistema Famasul, por meio do Senar MS e da Prefeitura Municipal de Corumbá, por intermédio da Superintendência de Agricultura Familiar.

O curso teve início com uma atividade prática, realizada na manhã do dia 31 de março no assentamento Tamarineiro II, em Corumbá. Após, já no Centro Sebrae Pantanal, os participantes tiveram acesso a um conteúdo teórico ministrado pela bióloga Cristiane Meldau de Campos, doutora em Aquicultura e docente da UEMS, que abordou aspectos relacionados à piscicultura de água doce, como manejo alimentar, qualidade da água de cultivo e outras boas práticas de produção. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Felipe Mendes, a capacitação visou principalmente abordar a saúde do peixe, contribuindo para que os participantes possam melhorar a sua produção.

“Esse workshop veio para somar na questão da saúde do peixe, abordando por exemplo a saúde da água, do ambiente, o cuidado com o oxigênio da água, como cuidar da temperatura da água para alevinos, e toda essa parte técnica a UEMS contribuiu para trazer essa informação e eles ficaram muito satisfeitos. Esse curso poderá contribuir muito para que esses piscicultores consigam desenvolver produções e possam fornecer, a ideia de trazer um workshop desses é justamente promover o desenvolvimento local e econômico da agricultura familiar”, destacou o analista. 

Para um dos participantes, Anderson de Araújo, morador e agricultor familiar do Assentamento Taquaral, localizado em Corumbá, o curso contribuirá para que ele desenvolva novas possibilidades de renda. “O curso veio agregar de uma forma muito boa para nossa renda, nossa renda familiar. Somos produtores rurais há muitos anos e o curso veio para somar”, mencionou. alevinos.

Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais

Já para outro participante, o piscicultor Rogério Xavier, também do Assentamento Taquaral, o curso foi inovador. “Trouxe novos olhares na construção de um viveiro e de como produzir da melhor forma dentro das normas previstas para psicultura”, disse.

A piscicultura é uma das atividades apoiadas no âmbito do programa Pró Pantanal, dentro do eixo de Agronegócios, com o objetivo de estimular a atividade na região pantaneira, além de fortalecer a cadeia produtiva local.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias