Cidade
Parceria entre instituições e Pró Pantanal leva conhecimentos de piscicultura a produtores locais
Em Corumbá, curso mostrou técnicas para implantação e desenvolvimento da piscicultura, com o objetivo de fortalecer cadeia produtiva local.
Qua, 05 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae/MS
Mais de 20 piscicultores participaram, no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, de um curso gratuito voltado ao desenvolvimento da piscicultura. A capacitação, realizada entre os dias 31 de março a 1º de abril, foi fruto de uma parceria entre o Sebrae, por meio do programa Pró Pantanal, junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), via programa Peixe Sempre, Sistema Famasul, por meio do Senar MS e da Prefeitura Municipal de Corumbá, por intermédio da Superintendência de Agricultura Familiar.
O curso teve início com uma atividade prática, realizada na manhã do dia 31 de março no assentamento Tamarineiro II, em Corumbá. Após, já no Centro Sebrae Pantanal, os participantes tiveram acesso a um conteúdo teórico ministrado pela bióloga Cristiane Meldau de Campos, doutora em Aquicultura e docente da UEMS, que abordou aspectos relacionados à piscicultura de água doce, como manejo alimentar, qualidade da água de cultivo e outras boas práticas de produção. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Felipe Mendes, a capacitação visou principalmente abordar a saúde do peixe, contribuindo para que os participantes possam melhorar a sua produção.
“Esse workshop veio para somar na questão da saúde do peixe, abordando por exemplo a saúde da água, do ambiente, o cuidado com o oxigênio da água, como cuidar da temperatura da água para alevinos, e toda essa parte técnica a UEMS contribuiu para trazer essa informação e eles ficaram muito satisfeitos. Esse curso poderá contribuir muito para que esses piscicultores consigam desenvolver produções e possam fornecer, a ideia de trazer um workshop desses é justamente promover o desenvolvimento local e econômico da agricultura familiar”, destacou o analista.
Para um dos participantes, Anderson de Araújo, morador e agricultor familiar do Assentamento Taquaral, localizado em Corumbá, o curso contribuirá para que ele desenvolva novas possibilidades de renda. “O curso veio agregar de uma forma muito boa para nossa renda, nossa renda familiar. Somos produtores rurais há muitos anos e o curso veio para somar”, mencionou. alevinos.
Já para outro participante, o piscicultor Rogério Xavier, também do Assentamento Taquaral, o curso foi inovador. “Trouxe novos olhares na construção de um viveiro e de como produzir da melhor forma dentro das normas previstas para psicultura”, disse.
A piscicultura é uma das atividades apoiadas no âmbito do programa Pró Pantanal, dentro do eixo de Agronegócios, com o objetivo de estimular a atividade na região pantaneira, além de fortalecer a cadeia produtiva local.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.
Últimas Notícias
- 11 de Setembro de 2024 Justiça Eleitoral orienta eleitores a baixarem ou atualizarem e-Título
- 11 de Setembro de 2024 Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS
- 11 de Setembro de 2024 Helicóptero da Marinha resgata bebê em fazenda na divisa dos Estados de MT e MS
- 11 de Setembro de 2024 Fiocruz MS abre processo seletivo para contratação de teleconsultores
- 11 de Setembro de 2024 Sindicato Rural de Corumbá e parceiros promovem qualificação no campo e cidade
- 11 de Setembro de 2024 Operação “Ágata”: Marinha intensifica fiscalização na Fronteira Oeste
- 11 de Setembro de 2024 MPMS vai investigar maus-tratos a bovinos em fazenda de Rio Verde de Mato Grosso
- 11 de Setembro de 2024 Kemp critica atuação dos deputados federais que pedem anistia a presos do 8 de janeiro
- 11 de Setembro de 2024 Incêndios florestais se intensificam em biomas de MS, e na fronteira com a Bolívia combate continua
- 11 de Setembro de 2024 Em 60 anos, média de dias seguidos sem chuva aumenta de 80 para 100 no Brasil, aponta estudo do INPE
- 11 de Setembro de 2024 Pauta defendida por Vander, FCO Pantanal é aprovado pelo Condel em Brasília
- 11 de Setembro de 2024 Votorantim Cimentos abre inscrições para Programa de Trainee 2025
- 11 de Setembro de 2024 Homem usa inteligência artificial para fazer montagens pornográficas das vítimas e é investigado pela Polícia Civil em Corumbá
- 11 de Setembro de 2024 Documentário sobre mulheres produtoras rurais na fronteira com o Paraguai será lançado no MIS
- 11 de Setembro de 2024 Com investimento de R$ 80 milhões, Suzano inaugura em Ribas do Rio Pardo um dos viveiros de mudas mais modernos do mundo