18 ℃

Turismo

Rota Gastronômica Pantaneira promove negócios localizados próximos aos rios do Pantanal

Rota das Águas selecionará até 10 empreendimentos para participar da Rota Gastronômica Pantaneira, apoiada pelo Sebrae/MS

Qua, 22 Março de 2023 | Fonte: Da Assessoria


Rota Gastronômica Pantaneira promove negócios localizados próximos aos rios do Pantanal

Com o sucesso da Rota Gastronômica Pantaneira, que teve o roteiro pensado e desenvolvido pelo chef Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor da UFRJ Moacir Sobral, novos empreendimentos são convidados a participar da rota em 2023. A iniciativa, apoiada pelo Sebrae/MS, via Programa Pró Pantanal, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico.

A segunda etapa do projeto, intitulada “Rota das Águas” está com inscrições abertas para empreendimentos interessados em participar do projeto até o dia 23 de março, na Loja Virtual do Sebrae. Serão selecionados até 10 empreendimentos para participar da rota, que inclui negócios localizados próximos aos rios do Pantanal sul-mato-grossense.

De acordo com um dos membros da equipe do projeto, Moacir Sobral, uma seleção prévia já foi feita por meio de pesquisas em sites como Google e TripAdvisor, além de pesquisas gastronômicas e de rota, sendo que os empreendimentos convidados a participar receberam uma mensagem explicando a proposta. “Caso haja mais empreendimentos interessados na rota, o projeto poderá ser ampliado para incluir mais participantes”, afirmou.

Segundo o chef Paulo Machado, a iniciativa trará ainda mais visibilidade para o turismo pantaneiro. “Desta vez será, a chance para mostrarmos todo o potente cenário do turismo pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas pesqueiras, as cidades que nascem as margens do Rio Paraguai como Porto Murtinho e Corumbá, serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.

A Rota Gastronômica Pantaneira tem como objetivo divulgar em nível nacional a riqueza gastronômica da cozinha pantaneira. Entre os benefícios para os empreendimentos selecionados, destacam-se a curadoria na elaboração de prato típico que representará o estabelecimento, treinamento com fichas técnicas para colaboradores na preparação do prato e visita técnica do chef Paulo Machado. O investimento para participar do projeto é de R$ 1.600,00 e o valor pode ser parcelado em até 10x.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News