31 ℃

Esporte

Com apoio do Governo do Estado, Campeonato Sul-Mato-Grossense 2023 será lançado segunda-feira

Neste ano, o apoio financeiro aos clubes é de R$ 1.014.490,00

Seg, 16 Janeiro de 2023 | Fonte: Lucas Castro/Assessoria Fundesporte


Com apoio do Governo do Estado, Campeonato Sul-Mato-Grossense 2023 será lançado segunda-feira
Foto: Franz Mendes

A edição 2023 do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional – Série A será lançada em cerimônia na segunda-feira (16). A solenidade será realizada no piso superior da churrascaria Nativas Grill, em Campo Grande, a partir das 19h30. A competição tem como principal apoiador o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Neste ano, o apoio financeiro aos clubes é de R$ 1.014.490,00. O recurso, proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS), irá ajudar as equipes com despesas ao longo da competição, entre elas a hospedagem e alimentação dos jogadores e comissão técnica, taxa de arbitragem e custos com materiais esportivos, chegando até os uniformes. Conforme tabela oficial divulgada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o campeonato tem início no dia 22 de janeiro e tem previsão de término em 30 de abril.

O campeonato

Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim). Já a chave B é composta por Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024. Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Serviço

Evento: cerimônia de lançamento do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional – Série A 2023

Local: churrascaria Nativas Grill (piso superior) – Av. Afonso Pena, 5.468 – Chácara Cachoeira, Campo Grande (MS)

Data: 16 de janeiro (segunda-feira)

Horário: 19h30

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 

Tudo Sobre

futebol-ms