Geral
Geladeiras viajam 36 horas para chegar a famílias ribeirinhas no Pantanal
O Projeto de Eficiência Energética vem complementar as ações do Ilumina Pantanal
Sáb, 25 Fevereiro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imperensa
O Projeto de Eficiência Energética em Mato Grosso do Sul contribui para garantir que famílias de ribeirinhos que vivem em áreas remotas no Pantanal tenham acesso à geladeira. Para viabilização dessa entrega para regiões que exigem até 36 horas de viagem, entre trecho terrestre e pelo rio, há uma parceria entre a Energisa e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro). Nessa remessa de fevereiro de 2023 foram entregues 20 equipamentos para comunidades no Paraguai Mirim, na Serra do Amolar e na Barra do São Lourenço.
“Já foram doadas, no total, mais de 220 geladeiras tanto na parte fluvial, que corresponde a comunidades no Paraguai Mirim, Serra do Amolar e região do Castelo, quanto nas colônias do rio Taquari. Também fizemos doações para todas as escolas rurais municipais, em Corumbá e aquelas localizadas na região do Pantanal. Foram 10 equipamentos para cinco unidades de ensino”, detalha o engenheiro de distribuição da Energisa, Volmar Silva Vida.
As 20 geladeiras adquiridas pela Energisa e entregues neste mês saíram de Campo Grande e chegaram a Corumbá por meio terrestre. No dia 15 de fevereiro, elas foram descarregadas e por embarcação do tipo freteira foram levadas rio Paraguai acima até as comunidades. As entregas foram concluídas no dia 18 de fevereiro.
As famílias beneficiadas neste momento foram previamente cadastradas em um acompanhamento social. O IHP é responsável pela logística fluvial para garantir que as geladeiras viajem até mais de 200 km pelo rio Paraguai até chegar nas residências das famílias ribeirinhas.
O presidente do IHP Angelo Rabelo reforça a união de esforços para garantir auxílio na promoção de medidas sociais para quem vive em áreas remotas. “O IHP sente-se honrado em poder participar dessa parceria e servir de elo para garantir acesso para famílias que estão distantes e, agora, estão cada vez mais inseridas com recursos para facilitar o dia a dia delas.”
Nessa etapa de entrega, os equipamentos foram levados para 10 famílias que vivem na região do Paraguai Mirim e outras 10 que estão nas comunidades da Serra do Amolar e na Barra do São Lourenço. A possibilidade de contar com geladeira facilita a vida dessas famílias ribeirinhas. Elas passam a contar com recursos para armazenar alimentos, por exemplo, o que contribui tanto para o trabalho relacionado à pesca como para os afazeres diários.
Muitas dessas regiões não tinham acesso à energia elétrica até 2020. Uma realidade que foi mudada a partir do Ilumina Pantanal, lançado em 2021, e que envolve o Ministério de Minas e Energia, governo de Mato Grosso do Sul e a Energisa. Esse projeto já beneficiou 2.826 unidades consumidoras em sete regiões. A partir dele, houve a instalação de placas solares e viabilização de acesso à energia elétrica.
O Projeto de Eficiência Energética vem complementar as ações do Ilumina Pantanal. Desde 2021 ele vem sendo executado no território, tanto para dar acesso das famílias a geladeiras, como incentivar o uso adequado e eficiente da energia elétrica. O projeto é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Sobre Energisa
Com 117 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.
Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.
Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002 e instituído no dia 30 de março de 2012 em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/.
Veja Também
Nesta semana moradores de Corumbá e Ladário recebem diversos serviços da concessionária de Energia de Mato Grosso do Sul, como inspeção e manutenção da rede ...
Levantamento realizado pela Abraceel detectou que a redução da carga tributária sobre a energia elétrica em 2022 trouxe alivio pontual para os consumidores n...
Últimas Notícias
- 16 de Janeiro de 2025 Arquitetura do Bioparque Pantanal é destaque em site internacional
- 16 de Janeiro de 2025 Parceria para o bem-estar animal em Ladário: Prefeitura de Ladário e GAAVLC unem esforços
- 16 de Janeiro de 2025 Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
- 16 de Janeiro de 2025 Reincidente no tráfico é preso novamente pela Polícia Civil com porções de drogas em Corumbá
- 16 de Janeiro de 2025 Nascido na cidade, volante Leandro Bulhões comemora acerto com o Corumbaense para a disputa do estadual do MS
- 16 de Janeiro de 2025 Moradora do Cravo Vermelho é a 1ª a se inscrever no alistamento militar feminino em Corumbá
- 16 de Janeiro de 2025 Com nova frota de veículos e reforço de servidores, Iagro amplia e fortalece fiscalização em MS
- 16 de Janeiro de 2025 Presidente Lula veta jabutis que aumentariam conta de luz em mais de R$ 1,06 trilhão
- 16 de Janeiro de 2025 Taxistas de Ladário se reúnem com a Administração Pública Municipal e apresenta reivindicações da categoria
- 16 de Janeiro de 2025 “Torre negra” é estratégia da Polícia Penal para reforçar segurança nas unidades prisionais de MS
- 16 de Janeiro de 2025 Idoso com sinais de abandono e em condições precárias foi socorrido pela PM no bairro Cristo Rendetor
- 16 de Janeiro de 2025 Ação conjunta prende condenado por integrar organização criminosa e tráfico de drogas em Corumbá
- 16 de Janeiro de 2025 FFMS realiza reunião com delegados para organização do Campeonato Estadual e outras competições
- 16 de Janeiro de 2025 Feirão de empregos da Eldorado Brasil será neste sábado, em Três Lagoas
- 16 de Janeiro de 2025 O PESO DA DÍVIDA NA VIDA DO BRASILEIRO