Meio Ambiente
PMA recolhe 27 jabutis que se reproduziram descontroladamente em fazenda
Eles foram devolvidos espontaneamente depois de criados por anos ilegalmente.
Qui, 30 Março de 2023 | Fonte: Da Redação, com assessoria
Uma mulher de 54 anos, proprietária rural na cidade de Cassilândia, telefonou para a Polícia Militar Ambiental, na quarta-feira 29 de março, para obter informações sobre a possibilidade de entrega espontânea de animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro.
Os policiais a informaram que a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/12/2/1998) e seu regulamento administrativo (Decreto Federal 6.514/22/7/2008) permitem que as autoridades deixem de aplicar pena, em casos de devolução espontânea de animais silvestres não constantes da lista de espécies brasileiras em extinção.
Os militares informaram ainda, que a lei permite essa ação, para as pessoas arrependidas, por algum motivo manter o animal em cativeiro (por sensibilidade ambiental, ou medo de sanções, entre outros), tenham como se desfazer, sem abandoná-lo, ou até praticar algum ato de maus tratos para sair da situação criminosa.
Após os esclarecimentos, a mulher propôs entregar animais silvestres da espécie jabuti (Chelonoidis carbonaria), caso pudesse entregá-los, pelo arrependimento do filho que era o dono dos animais.
No local, os policiais verificaram que os jabutis eram mantidos em um cercado de uma horta e que estavam todos bem de saúde. A mulher informou que seu filho havia ganhado um casal de jabutis há cerca de 18 anos e os bichos se reproduziram.
Ainda conforme a solicitante, seu filho iniciou faculdade fora do Estado e há muito tempo se arrependeu, principalmente, por não ter como controlar a reprodução e, cada vez mais aumentava a quantidade de jabutis.
Os animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAES) do IBAMA, localizado na cidade vizinha de Aporé em Goiás, na divisa de Estado.
Veja Também
Durante fiscalização da Polícia Militar Ambiental na região do assentamento Taquaral no Pantanal de Corumbá, a equipe localizou uma exploração ilegal de made...
Últimas Notícias
- 12 de Setembro de 2024 Condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após o julgamento, decide STF
- 12 de Setembro de 2024 Transplantes de rins e córneas aumentam em Mato Grosso do Sul
- 12 de Setembro de 2024 Festival Internacional da Carne movimenta Campo Grande a partir desta sexta
- 12 de Setembro de 2024 Comissão de deputados pede e Alems aprova envio ao STJ de pedido de impeachment contra conselheiros afastados do TCE-MS
- 12 de Setembro de 2024 Correios anuncia banca do concurso público nacional da estatal
- 12 de Setembro de 2024 PRF apreende 49,5 kg de skunk em caminhão de mudanças em Corumbá
- 12 de Setembro de 2024 Bombeiros atuam no controle de incêndios florestais em MS e ribeirinhos serão atendidos em ação humanitária
- 12 de Setembro de 2024 Secom e MinC lançam edital de apoio cultural a rádios comunitárias
- 12 de Setembro de 2024 Oficializada inclusão de rodovias federais da “Rota da Celulose” no programa de concessão de Mato Grosso do Sul
- 11 de Setembro de 2024 Justiça Eleitoral orienta eleitores a baixarem ou atualizarem e-Título
- 11 de Setembro de 2024 Defensoria solicita atendimento prioritário em agendamento de identidade no MS
- 11 de Setembro de 2024 Helicóptero da Marinha resgata bebê em fazenda na divisa dos Estados de MT e MS
- 11 de Setembro de 2024 Fiocruz MS abre processo seletivo para contratação de teleconsultores
- 11 de Setembro de 2024 Sindicato Rural de Corumbá e parceiros promovem qualificação no campo e cidade
- 11 de Setembro de 2024 Operação “Ágata”: Marinha intensifica fiscalização na Fronteira Oeste