Meio Ambiente
PMA recolhe 27 jabutis que se reproduziram descontroladamente em fazenda
Eles foram devolvidos espontaneamente depois de criados por anos ilegalmente.
Qui, 30 Março de 2023 | Fonte: Da Redação, com assessoria

Uma mulher de 54 anos, proprietária rural na cidade de Cassilândia, telefonou para a Polícia Militar Ambiental, na quarta-feira 29 de março, para obter informações sobre a possibilidade de entrega espontânea de animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro.
Os policiais a informaram que a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/12/2/1998) e seu regulamento administrativo (Decreto Federal 6.514/22/7/2008) permitem que as autoridades deixem de aplicar pena, em casos de devolução espontânea de animais silvestres não constantes da lista de espécies brasileiras em extinção.
Os militares informaram ainda, que a lei permite essa ação, para as pessoas arrependidas, por algum motivo manter o animal em cativeiro (por sensibilidade ambiental, ou medo de sanções, entre outros), tenham como se desfazer, sem abandoná-lo, ou até praticar algum ato de maus tratos para sair da situação criminosa.
Após os esclarecimentos, a mulher propôs entregar animais silvestres da espécie jabuti (Chelonoidis carbonaria), caso pudesse entregá-los, pelo arrependimento do filho que era o dono dos animais.
No local, os policiais verificaram que os jabutis eram mantidos em um cercado de uma horta e que estavam todos bem de saúde. A mulher informou que seu filho havia ganhado um casal de jabutis há cerca de 18 anos e os bichos se reproduziram.
Ainda conforme a solicitante, seu filho iniciou faculdade fora do Estado e há muito tempo se arrependeu, principalmente, por não ter como controlar a reprodução e, cada vez mais aumentava a quantidade de jabutis.
Os animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAES) do IBAMA, localizado na cidade vizinha de Aporé em Goiás, na divisa de Estado.
Veja Também
Durante fiscalização da Polícia Militar Ambiental na região do assentamento Taquaral no Pantanal de Corumbá, a equipe localizou uma exploração ilegal de made...
Últimas Notícias
- 17 de Março de 2025 IFMS terá primeiro refeitório com recursos do Novo PAC em Campo Grande
- 17 de Março de 2025 Pontão de Cultura Moinho Cultural Unindo os Pontos recebe exposição sensorial sobre o Pantanal
- 17 de Março de 2025 Povo das Águas faz a diferença para população ribeirinha de Corumbá, destaca prefeito Dr. Gabriel
- 17 de Março de 2025 Atividade econômica brasileira cresce 0,9% em janeiro
- 17 de Março de 2025 Moradores da comunidade Paraguai-mirim participam de treinamentos para fortalecer turismo no Pantanal
- 17 de Março de 2025 Escola Municipal 17 de Março recebe aula inaugural do projeto 'Bombeiro na Escola'
- 17 de Março de 2025 40 ANOS DA NOVA REPÚBLICA: ELA AINDA EXISTE?
- 17 de Março de 2025 PF apreende cerca de 100 kg de cocaína ocultos em caminhão munck que saiu de Corumbá
- 17 de Março de 2025 Operário e FC Pantanal empatam no primeiro jogo semifinal entre clubes da Capital
- 17 de Março de 2025 Educação para Jovens e Adultos (EJA) tem vagas abertas em Corumbá
- 17 de Março de 2025 Atendimento itinerante do Detran estará no Distrito de Albuquerque em Corumbá na próxima terça-feira
- 17 de Março de 2025 Motociclista fica ferida após colidir contra automóvel na Av. santa Cruz em Corumbá
- 17 de Março de 2025 Ivinhema vence Águia Negra fora de casa e fica perto de voltar à final
- 16 de Março de 2025 Conferência Municipal da Cidade vai ser realizada nos dias 26 e 27 de março
- 16 de Março de 2025 Ministério das Comunicações prorroga, por mais uma semana, inscrições para interessados em operar rádios comunitárias